A investigação se aproxima do assassino

Aviso:Este artigo contém spoilers do episódio 6 de Mare of Easttown , “Sore Must Be the Storm.”

O penúltimo episódio de Mare of Easttown pode ser melhor resumido como uma hora de descobertas e colapsos. É um episódio que vê Mare finalmente chegar ao seu ponto de ruptura, pois as emoções do caso fazem com que a dor não resolvida suba à superfície. Ao mesmo tempo, há avanços monumentais na investigação do assassinato que configuram o que promete ser um final tenso e fascinante.

O peso de uma morte

A morte de Colin pesa muito sobre Mare, que é reintegrada ao Departamento de Polícia de Easttown. Afinal, foi ela quem o levou até a casa do sequestrador, apesar de estar em suspensão. Mare tenta fazer o certo (e se livrar da culpa) visitando a mãe de Colin e dizendo a ela o quão grande detetive seu filho era. Tudo o que Mare recebe por seu problema é um tapa na cara e uma porção de culpa pela morte de Colin. Com isso, Mare volta para casa e finalmente estala, seu comportamento geralmente de aço rachando enquanto ela chora nos braços de sua mãe (uma cena ecoada mais tarde no episódio por Mare e sua própria filha).

Enquanto a mãe de Colin pode odiar a coragem de Mare, é uma história diferente em Easttown. Há algum triunfo ao lado da tragédia: as meninas desaparecidas foram devolvidas para casa, e foi a determinação obstinada de Mare que as levou a serem encontradas. Todos estão gratos, especialmente Dawn, que abraça e agradece a Mare por trazer Katie para casa. Até o pai de Brianna pede desculpas por ser um pouco idiota. Mare é uma heroína da cidade natal novamente. Mas com isso vem a expectativa, com a qual Mare luta.

Encontro com Richard

“Eu tenho que me recompor”, ela diz a Richard quando ele aparece em casa com uma cesta de presentes cuidadosamente arrumada de cerveja gelada e sanduíches. Mare não pode fazer a coisa do relacionamento agora, e Richard entende; ele está bem em esperar quando Mare estiver pronta. Mas com a morte de Colin e o caso de assassinato de Erin ainda pairando sobre sua cabeça, ela não está no espaço certo para noites quentes cheias de flertes e bifes de queijo.

Terapia

Em vez disso, Mare retorna à terapia, desta vez voluntariamente, o que em si é um progresso. Ela admite não ser capaz de lidar com a pressão. “Eu posso sentir isso acontecendo de novo”, diz ela. “Como pânico, expectativa das pessoas de ser algo que eu não acho que sou bom o suficiente para ser.”

Sua terapeuta Gayle vê isso como um problema mais enraizado, relacionado ao fato de Mare não estar lamentando adequadamente a morte de seu filho Kevin. “Você está se escondendo atrás da dor de outras pessoas”, ela diz, “primeiro Katie, agora Erin, mas mesmo depois desses casos, a dor ainda estará lá esperando até você enfrentá-la.”

Levando isso em consideração, Mare finalmente se abre e acompanha seu terapeuta no dia em que Kevin morreu, sobre como ela disse a sua filha Siobhan para ir para casa e checá-lo depois que um vizinho o pegou se esgueirando para dentro de casa. Siobhan foi quem o encontrou pendurado nas vigas do sótão. É um trauma que a família nunca realmente lidou porque Mare se recusa a falar sobre isso. Ela se fechou assim como fechou o sótão, recusando-se a voltar para aquele lugar escuro.

Fingir que não há problmas

Ignorar o problema só piorou as coisas, especialmente para Siobhan, que carrega o fardo de encontrar o corpo de seu irmão. Ela tem esse medo persistente de perder um ente querido; é por isso que ela está tão relutante em se mudar para a faculdade e porque ela enlouquece quando sua nova namorada para de responder suas mensagens. É um comportamento possessivo, mas também um pouco compreensível, dado o passado de Siobhan. Quando há uma chance de que ela possa perder alguém próximo a ela, ela perde o controle, fica bêbada e acaba gritando com sua mãe que deveria ter sido ela a encontrar Kevin, não ela.

Por mais doloroso que seja o momento, provavelmente é catártico para Mare e Siobhan deixar essas emoções para fora, pois ajuda a impulsionar o processo de luto. Mas antes que a família possa se reconstruir, há trabalho a ser feito para resolver o caso Erin, e as peças estão começando a se encaixar. 

Mare encontra Freddie

Começa quando Mare encontra o irmão de Beth, Freddie morto por overdose (continuando o tema do programa de vício em opióides). Mas é algo que Mare encontra na casa de Freddie que é importante, um saco de lixo cheio de roupas velhas de Erin, com uma camisa rotulada “Reunião de Família Lake Harmony”.

Kenny revela que deixou Freddie levar algumas coisas de Erin para dar para sua própria filha, já que Freddie não tinha dinheiro para comprar um presente de aniversário para ela. Mas Mare está mais interessada na reunião de Lake Harmony porque a data em que ocorreu corresponde à data inscrita no colar de coração de Erin. Ela quer saber se algo suspeito aconteceu naquele fim de semana. Kenny não consegue se lembrar de nada fora do comum, mas confirma que ele e Erin ficaram em uma cabana com o primo Billy.

Reviravoltas

Como agora é padrão neste programa, não perde tempo acompanhando, pois fica rapidamente claro que Billy estava de alguma forma envolvido no assassinato. Depois de ser expulso da casa da família por causa de seu caso, John volta a morar com seu irmão cada vez mais abrasivo Billy e seu pai, Pat. Algo tem incomodado Pat desde a noite do assassinato, e ele finalmente diz a John que nas primeiras horas daquela manhã, Billy voltou para casa coberto de sangue, jogando roupas na lavanderia. Pat acha que Billy matou Erin, e John depois faz seu irmão confessar.

No meio de tudo isso, há uma confusão com Dylan, que é chamado de volta para interrogatório depois que Brianna revela que ele não estava em casa na noite do assassinato. Dylan exige um advogado quando se torna o principal suspeito da investigação. Isso o irrita tanto que ele persegue Jess, que ele acredita ter dito à polícia sobre ele queimar os diários de Erin. “Não abra a porra da boca de novo, ou você vai acabar com o rosto explodido, assim como Erin,” ele ameaça enquanto aponta uma arma para a cabeça dela.

O Colar

Enquanto isso, Mare rastreia o colar de coração de Erin até um joalheiro na cidade e confirma que foi comprado com o nome “Ross” (sobrenome de Billy). Com essa informação, ela visita Lori, que felizmente ignora o pedido de John de manter a revelação de Billy para si e conta a Mare o que seu marido lhe disse. Ela relata que Billy confessou o assassinato e é o pai do bebê de Erin, e que o casal começou um “relacionamento” na reunião do Lago Harmony. Quando Erin ameaçou ir a público, Billy entrou em pânico e a matou para encobrir seu relacionamento incestuoso com seu primo menor de idade.

Mare Procura Billy

Quando terminamos o episódio com Mare saindo para rastrear Billy, que John levou para o lago para uma última viagem de pesca (armado com uma arma na caixa), todos os dedos apontam em uma direção. Ou eles? Porque um gancho sugere outra reviravolta na história. Jess chega à delegacia e compartilha uma foto com o chefe que ela tirou de dentro do diário de Erin. Não vemos o que está na imagem, mas tenho uma teoria sólida. Eu colocaria um bom dinheiro naquela foto mostrando Erin e John “juntos” e que foi John quem teve o relacionamento com Erin e a matou (ou Billy o ajudou a matá-la).

Evidências e pistas

Vamos olhar para as evidências e pistas. Sabemos que John tem mantido um segredo de Lori, que ela supõe ser um caso. No entanto, no início deste episódio, Lori diz a Mare que ela podia sentir isso na última vez que John a estava traindo. Desta vez ela não sentiu nada. É porque o segredo não é um caso, mas um assassinato? 

Em segundo lugar, John também estava na reunião do Lake Harmony, e o colar foi comprado sob “Ross”, que também é seu sobrenome. Além disso, a cena em que John faz Billy confessar é estranha. “Eu preciso que você diga em voz alta que você a matou”, diz ele, o que quase soa como se estivesse treinando Billy para levar a culpa.

Aconteça o que acontecer, Mare of Easttown tem sido um mistério de assassinato completamente divertido, que nos mantem tentando desvendar enquanto também construía uma gama de personagens bem realizados e convincentes.

Todos os episódios de Mare of Easttown estão disponíveis na HBO Max.