A Casa do Dragão mais uma vez se intensifica e oferece um episódio comovente e muito bem escrito. O diálogo neste capítulo em particular está cheio de duplos sentidos; pequenas dicas sobre o que está por vir e o que aconteceu, misturado também com metáforas visuais.
Ver Alicent aparecer no casamento de verde é um ato claro e desafiador de prenúncio de que o casamento de Rhaenyra terá consequências. Eu não ficaria surpreso se Alicent manipulasse Sor Criston Cole, talvez usando-o como um dispositivo para desencadear uma guerra e manter sua “enteada” do trono.
Com Viserys praticamente morto, está fora do reino da possibilidade que os Grandes Meistres estejam por trás disso? O fato de se ocuparem e se preocuparem com o rei, dando-lhe tônicos e alegando que ele gosta de sanguessugas, pode muito bem ser uma dica de que eles estão piorando, não melhorando, sua condição. Eu não estou completamente a par da tradição de Westeros, mas certamente eles deveriam ter oferecido a ele leite de papoula para diminuir sua dor?
De qualquer forma, as peças aqui estão se movendo bem em direção a um xeque-mate estratégico, mas qual lado do conflito sairá por cima é uma incógnita. Uma coisa que sabemos é que o curinga Daemon provavelmente virará a mesa de cabeça para baixo e, quando isso acontecer, o que acontecerá com o reino?
Atenção contém spoilers do quinto episódio a partir daqui
Daemon e Rhea
O quinto episódio de A Casa do Dragão começa com um céu cinzento. Lady Rhea cavalga sozinha, parada por uma estranha figura encapuzada que fica pequena diante do castelo no topo de uma colina atrás dele. É Daemon, e ele chegou para ver sua esposa.
Ela zomba dele sobre sua chegada, apontando que eles ainda não consumaram o casamento e perguntando exatamente o que ele pretende fazer com a coroa. Seu olhar severo é suficiente para Rhea alcançar seu arco. O cavalo fica assustado e a derruba, fugindo, deixando-a indefesa e encolhida de costas. Pegando uma pedra, Daemon (não é exibido) esmaga seu crânio.
Viserys perto do fim?
Enquanto isso, Viserys está terrivelmente doente, enquanto Criston Cole continua a crescer afeição por Rhaenyra. Alicent está menos contente, já que seu pai foi expulso como Mão do Rei. No pátio, enquanto a chuva cai, ele avisa que chegará um tempo em que a guerra consumirá a terra, especialmente se Rhaenyra ascender ao trono.
No fundo Alicent sabe dos horrores que isso traz, mas chora por seu pai quando ele é banido do castelo e forçado a sair. Alicent está claramente em conflito com sua escolha e pondera suas ramificações daqui para frente.
Maré Alta
Viserys finalmente chega a Maré Alta, onde é recebido (friamente) por Lady Laena. Lorde Corlys o espera, notavelmente atrasando uma reverência e prestando atenção à tosse desagradável de Viserys.
A nova Mão do Rei é Lorde Lyonel, que recebe algumas palavras calorosas de encorajamento de Corlys. A notícia chega a eles de que Rhea morreu “em um acidente de caça” com o crânio esmagado.
Viserys, percebendo claramente que o trono está em perigo por causa de Daemon e sem saber onde está a lealdade de Alicent, propõe um casamento entre o filho de Corlys, Sor Laenor, e Rhaenyra. A questão é que Corlys não está exatamente satisfeito com a ideia de uma mulher assumindo o trono – ou seja, o de Rhaenyra. Viserys fala belas palavras e a promessa de uma Segunda Era para Dragões é suficiente para Corlys concordar com os termos.
Quanto a Rhaenyra e Laenor, eles chegam a um acordo próprio, decidindo “jantar onde bem entenderem” depois de fazer sua ação pelo Reino. Isso é, claro, uma referência aos seus interesses amorosos preferidos, mas a série inteligentemente não sente a necessidade de explicar isso para nós.
O coração de Laenor palpita por Sor Joffrey, e parece que Corlys e sua esposa sabem sobre suas atividades extraconjugais, especialmente se seu bate-papo enigmático é algo para se passar. O diálogo aqui é lindamente ilustrado!
Volta a Porto Real
No barco no caminho de volta, Criston Cole reivindica a mão de Rhaenyra, sugerindo que eles fujam juntos e que ela deixe a coroa e tudo mais para trás. “Eu sou a coroa, Sor Criston.” Rhaenyra diz em troca. Isso é um desafiador “não, obrigado” se eu já ouvi um!
Viserys volta para Porto Real, mas está fraco e desmaia ao sair da carruagem.
Quanto a Criston Cole, ele é convocado para ver Alicent, onde ele admite que seu juramento foi quebrado e fez sexo com Rhaenyra (deu uma de burro, pois não era sobre isso a suspeita de Alicent, deu uma raiva de Criston nesse momento). Dado o crime, Criston Cole pede morte em vez de tortura. Alicent decide refletir sobre isso.
Viserys
Quanto a Viserys, ele está consideravelmente enfraquecido e depois que os Meistres zumbiram ao seu redor, oferecendo sanguessugas e remédios, Viserys fica com sua Mão, Lyonel. Viserys quer ser conhecido como um bom rei, e está claro que ele está se esforçando ao longo da temporada, mas tudo o que ele toca vira cinzas. No entanto, o rei reúne suas forças a tempo do casamento real.
O Casamento Real
O grande dia segue, com Sor Laenor e Rhaenyra desempenhando seus papéis. Daemon também aparece no meio disso, sorrindo, mas mesmo com ódio nos olhos Viserys ofereceu um assento na mesa principal.
Bem no meio do grande discurso de Viserys, Alicent interrompe e se aproxima em um deslumbrante vestido verde. Um tom de verde que também significa as bandeiras de guerra de Vila velha. E durante as danças e festividades, Alicent recebe o aceno de apoio de seu tio, que admite estar ao seu lado.
Enquanto isso, Sor Gerold Royce se aproxima de Daemon e diz que ele precisa pagar por seus crimes. Ele é primo de Rhea e sabe que a esposa de Daemon não sucumbiu a um acidente de caça.
Daemon é inteligente, porém, e aponta, com olhos maliciosos e dançantes, que Rhea estava prestes a herdar Runestone. Agora com ela morta, isso passa para Daemon. Ele pretende fazer uma petição quando o casamento acabar, fechando Royce completamente. Curiosamente, Lyonel ouve tudo isso atentamente.
Laenor também descobre que Rhaenyra dormiu com Criston Cole, levando Sor Joffrey a mostrar e admitir que ambos estão profundamente envolvidos nesse matrimônio e faria bem a ambos ficarem quietos sobre isso.
Daemon é o curinga aqui e ele se aproxima de Rhaenyra na pista de dança, que o desafia a matar a Guarda Real e levá-la para Pedra do Dragão se for isso que ele deseja.
Crime no Casamento (lembra algo?)
No entanto, os guardas aparecem de repente e há um pandemônio no corredor. É difícil ver o que aconteceu… para começar. Sor Criston Cole derrota Sor Joffrey, deixando-o espancado, ensanguentado – e morto.
Laenor e Rhaenyra se casam após essa morte, com o primeira lutando para conter as lágrimas. No pátio, Sor Criston é salvo de se matar por Alicent Hightower. No entanto, isso não salva Viserys, que desmaia quando o par troca seus votos.
Assista agora na HBOMAX, episódio 05 disponível