Na maior parte, este episódio é bastante fiel ao jogo, embora as batidas emocionais não sejam tão fortes quanto nele. Por exemplo, o reencontro de Joel e Ellie é tão eficaz no jogo porque ocorre dentro da cozinha e Joel chega bem quando Ellie está enfiando sua faca em David, puxando-a enquanto ela está furiosa e incapaz de controlar sua raiva. É quando as defesas de Ellie caem.
A mudança sutil na série, com Ellie capaz de se conter mostra muito mais força e menos vulnerabilidade e, como tal, não funciona exatamente da mesma maneira. A diferença é sutil, mas é um exemplo de como essa cena parece mais dissonante em comparação.
Falando nisso, metade desta temporada foi completamente desprovida de infectados, o que é uma pena. Isso realmente suga a tensão e o suspense de atravessar o mundo, pois parece muito mais com The Stand, onde 98% do mundo foi destruído e só há motivos para temer outras pessoas.
Apesar dessas queixas, o episódio ainda é bom e entender mais sobre como o culto funciona e todas as pessoas que vivem nele é um toque agradável. O final deve ser dramático, já que esta primeira temporada se aproxima de sua conclusão.
Atenção, contém spoilers do ep-08
O episódio 8 de The Last Of Us começa com a gente sendo apresentado a um culto religioso reunido em uma cidade congelada e abandonada. Eles são liderados por David, que diz a uma garota chorosa que o chão congeldo é muito difícil para enterrar seu falecido pai e eles terão que esperar até a primavera antes de fazer isso.
Após o sermão, David fala com James do lado de fora, que tem dúvidas sobre o que estão fazendo e se preocupa com a escassez de recursos. Os últimos seis meses foram difíceis para todos, mas, por enquanto, os dois estão de acordo sobre o que estão fazendo.
Enquanto isso, Ellie decide sair para caçar com um rifle. Ela encontra um cervo e atira nele, mas ele sai correndo. Um fio de sangue leva ao seu cadáver… e a David e James. Ellie encontra a dupla e os mantém sob a mira de uma arma. Ela consegue fazer um acordo, querendo remédio para Joel em troca de metade do cervo.
Enquanto James sai para pegar o remédio, David e Ellie ficam sozinhos. Ela aponta uma arma para ele enquanto eles se dirigem para um abrigo. David lentamente derruba as defesas de Ellie, apontando que ele nunca foi religioso e que costumava ser professor.
Além disso, aquela garotinha chorando no início do episódio foi resultado direto de um grupo de caça de quatro homens indo para a cidade próxima.
Apenas três voltaram, mas o que não voltou era o pai daquela garotinha. Ele foi assassinado por um louco que viajava com uma garotinha. Um homem louco… que passa a ser Joel.
O choque de Ellie momentaneamente dá lugar ao instinto, quando James volta e a supera em número. David ordena que James passe o remédio e oferece sua proteção. Ellie se recusa e ela corre de volta para ver Joel o mais rápido possível.
David decide levar Joel e Ellie à justiça e informa o grupo naquela noite sobre o que eles planejam fazer. Ele não quer que Ellie seja morta.
Ellie se vê presa quando David, James e um punhado de outros guardas aparecem para os encontrar em sua cidade congelada. Ellie os atrai para longe, protegendo Joel na garagem. Ela não vai muito longe, pois Ellie é derrubada de seu cavalo e cai com força no chão.
Nocauteada, David pega Ellie e sai correndo enquanto os outros homens decidem ir de porta em porta. Quando um dos homens desce para o porão, Joel não está mais tão mal, ele cega o cara, sufocando-o. Agora de volta à sua saúde plena, Joel tortura os homens para obter informações, encontrando a cidade em que Ellie está.
Ellie acorda e se encontra de volta à comunidade, mas presa em uma gaiola. Enquanto ela tenta sair, ela percebe uma orelha decepada e respingos de sangue no chão. É aqui que ela percebe que David e os outros são canibais.
Ellie o acalma com uma falsa sensação de segurança e quebra o dedo de David, mordendo-o também. Ela acaba com o nariz quebrado por seus problemas, mas Ellie acaba sendo agarrada e levada para fora. Ela aponta que está infectada quando está deitada em uma mesa, e a pequena pausa é suficiente para ela se libertar e correr pela cozinha para o restaurante, matando James no caminho.
Ellie começa um incêndio na cozinha, pega uma faca de cozinha e se esconde embaixo do bar. Ela espera e consegue esfaquear David na lateral. No entanto, David a joga no chão, mas Ellie pega uma faca e o esfaqueia constantemente. Ela tropeça para fora quando Joel chega e a acalma para logo após ir embora com ela.
Assista abaixo um teaser e o trailer oficial
Disponível na HBO Max