Uma das melhores partes deste episódio vem da camaradagem construída entre Joel e Elie, que é realmente focada aqui com o trocadilho em quadrinhos e o diálogo reaproveitado de Bill dentro do carro com a revista. Tudo isso é ótimo, com a dupla lentamente começando a confiar um no outro.

A pequena mudança com Ellie atirando em um dos homens e Joel tendo que acabar com ele é uma boa maneira de mostrar a confiança que eles tem um no outro e é definitivamente uma inclusão bem-vinda.

Infelizmente, essa sequência dentro da loja mostra um dos maiores problemas dessa série – a ação. The Last Of Us conseguiu equilibrar ação, suspense e drama dirigido por personagens lindamente, mas aqui, a série abandonou quase completamente a ação e o suspense, em vez de buscar muito mais um drama padrão.

Não há nada de errado com isso, claro, mas agora está começando a afetar um pouco o ritmo, o que se arrasta seriamente em alguns lugares. O ataque a Joel e Ellie nos jogos é absolutamente insano e cheio de tensão. Aqui, porém, temos um total de 3 pessoas atacando e quase não há suspense. É especialmente condenável porque então conhecemos essa Kathleen e descobrimos que ela tem um pequeno exército à sua disposição. Até The Walking Dead lidou com essa ideia de invasores com mais seriedade, especialmente nas temporadas 3 e 4 com o Governador.

Também tivemos 2 episódios inteiros agora com muito poucos infectados. Claro, vimos o chão tremer um pouco, mas como nos disseram que os infectados estão por toda parte e foi mostrado que no episódio 2, é um pouco decepcionante encontrar o mundo inteiro quase completamente estéril e com poucas ameaças.

Atenção, contém spoilers do ep-04

O episódio 4 de The Last Of Us começa com Ellie sozinha em um banheiro, brincando com a arma que encontrou. Ela puxa o gatilho, carrega e descarrega, antes de voltar para ver Joel. A dupla está em uma parada de caminhões abandonada e Joel coloca gasolina para que eles possam seguir. Há algumas pequenas brincadeiras entre eles, enquanto Ellie lê seus trocadilhos do quadrinho que encontrou no início da série.

Há também alguns ótimos diálogos extraídos dos jogos, especificamente aqueles momentos que foram inicialmente planejados para a cidade de Bill. Ellie pega uma revista masculina e brinca que as páginas estão coladas. Eventualmente, ela o joga para fora e os dois seguem em frente, decidindo acampar no meio da floresta.

Joel avisa que eles precisam ter cuidado porque as pessoas podem vir buscá-los, então, à medida que a noite cai, eles acendem uma grande lâmpada por um tempo e acabam dormindo sob as estrelas. “Ninguém vai nos encontrar” Joel a tranquiliza enquanto eles se deitam para dormir. No entanto, Joel fica acordado e vigia, o que parece ser a coisa sensata a fazer para ser honesto.

A dupla continua pela manhã e chega a Kansas City, mas o caminho a seguir está bloqueado, forçando-os a dar a volta, mais fundo na cidade. Ellie se esforça para ler o mapa e, pior ainda, um homem fingindo estar ferido aparece e começa a atacá-los. Eles seguem em frente, passando por cima de espinhos na estrada e ficando presos dentro de uma loja abandonada.

Joel ordena que Ellie passe por um buraco na parede próxima e se esconda enquanto ele cuida de seus atacantes, que aparecem e começam a atirar. Nos jogos tem um monte deles, mas aqui são apenas 3. Ellie é quem salva Joel de um cara que o sufocou, atirando nas costas dele. Joel ordena que ela volte pela brecha na parede antes de matar o cara com uma faca, acabando com sua miséria.

No departamento da Fedra, uma mulher chamada Kathleen está tentando encontrar um homem chamado Henry. Eles sabem que ele está na cidade e estão decididos a caçá-lo. Kathleen aponta uma arma para a cabeça do velho, um cara que por acaso é seu médico, e exige respostas. Ele não as deu, mas uma buzina alta do lado de fora chama a atenção Kathleen para verificar o que aconteceu.

Toda uma multidão de pessoas está aqui, observando enquanto os soldados trazem 2 cadáveres (pertencentes aos homens do tiroteio). Kathleen ordena que todos descubram quem fez isso e os façam pagar.

Kathleen encontra evidências de Henry e Sam escondidos dentro de um sótão, com desenhos e uma abundância de latas vazias. Infelizmente, o porão contém algo muito mais desagradável, pois o chão rachado começa a balançar e tremer. Kathleen decide selar o prédio e esconder isso dos outros.

Este grupo não é Fedra e eles também não são Vaga-lumes, ao invés disso, eles são pessoas comuns ganhando a vida.

Joel e Ellie estão dentro de um bar, com jornais nas janelas, observando as pessoas vasculharem os apartamentos próximos.

Enquanto está lá dentro, Joel pede desculpas a Ellie por ela ter atirado em alguém, mas ela admite que não é a primeira vez que ela teve que matar. Ele a ensina a segurar a arma corretamente antes que a dupla se prepare para fazer o movimento. “Nós vamos superar isso.” Joel promete, enquanto os dois fazem sua jogada.

Joel e Ellie chegam a um complexo de apartamentos e começam a subir as escadas. Enquanto eles acampam, há um momento muito bom em que Joel começa a suavizar os trocadilhos de Ellie. Quando eles acordam, porém, não há mais risadas. Henry e Sam estão lá, mantendo-os sob a mira de uma arma.

Assista abaixo um teaser e o trailer oficial

Disponível na HBO Max