O enredo de Henry e Sam é uma das partes favoritas de The Last Of Us, com o choque inicial da dupla morrendo trabalhando para completar uma série de capítulos cheios de ação e deixando um gosto sombrio e agridoce. O silêncio que se segue, com o inverno chegando, é tão perfeitamente capturado no jogo que é uma loucura que eles tenham conseguido capturar esse enredo de forma tão eficaz na série de TV também.

As pequenas mudanças com o grupo de Kathleen são indiscutivelmente a pior parte disso, especialmente porque sabemos de situações de sobrevivência (para não mencionar os militares) que um líder fraco pode condenar um grupo inteiro e causar um motim. Não sei por que ela não era o braço direito de Perry, que tem uma figura muito mais intimidadora. Além disso, as ações de Kathleen eram apenas erráticas e malucas, especialmente desaparecendo assim.

Fora isso, o enredo de Henry e Sam é perfeitamente representado nesta série e marca um ponto alto nesta série. Para aqueles que não estão familiarizados com os jogos, eles certamente ficarão com o coração partido com esta revelação.

O episódio 5 é de longe o melhor episódio até agora de toda a série. Espero que o resto da temporada possa manter esse nível de excelência.

Atenção, contém spoilers do ep-05

O episódio 5 de The Last of Us começa no passado, quando Kansas City se transforma em caos, com confusão e tumultos após o surto. Eles amarram os policiais pelos pescoços, levando os militares a avançar com poder de fogo extra. Entre os sobreviventes estão Henry e Sam, que mantêm a cabeça baixa e tentam sobreviver.

Com a FEDRA finalmente parado, Kathleen reúne os habitantes da cidade e os menospreza. Ela continua dizendo a todos que não é FEDRA, mas basicamente será a ditadora de fato aqui. Ela também quer Henry, mas todos ficam em silêncio sobre seu paradeiro até que um cara fala e afirma que está do lado de fora, encontrando-se com um informante onde eles têm uma área segura para se esconder. Acontece que este é o sótão em que vimos Kathleen ir para o último episódio.

Henry e Sam se aconchegam e decidem racionar seus equipamentos. Henry acredita que eles terão 11 dias, mas Sam está com medo. Henry tenta acalmá-lo, incentivando o pequeno a desenhar nas paredes.

Perry acredita que eles devem esperar, pois já têm um perímetro e devem se reagrupar, mas Kathleen o menospreza e fala com o militar, dizendo-lhe para se mover agora e queimar os corpos quando terminarem, pois é “mais rápido” do que colocá-los. julgamento.

Há um avanço rápido de 10 dias e Sam e Henry estão com a última lata. Sem o informante e sem comida, a dupla decide sair e fazer isso a pé. A dupla está prestes a sair quando de repente ouvem tiros do lado de fora. É o pequeno tiroteio dentro da loja de departamentos, aquele com 3 caras que vimos no último capítulo.

Henry percebe que Joel está lá dentro e os dois mudam de planos. Eles vão para o complexo de apartamentos e isso nos leva até o final do episódio 4. Henry diz aos dois que quer dar as mãos e acredita que eles devem se ajudar. Henry abaixa a arma e decide confiar neles, pois os quatro trabalham juntos.

Sam e Ellie fazem amizade, enquanto os quatro formulam um plano juntos para sair de “Killer City”. Henry quer ajudar Joel e Ellie a sair, pois ele também pode se beneficiar disso. Apontar uma arma descarregada é o mais próximo que ele chegou da violência, aparentemente, então ele precisa da crueldade de Joel para conseguir uma saída.

Isso é mais fácil dizer do que fazer quando Kathleen controla tudo, incluindo as quatro rodovias ao redor da cidade. Também não há infectados, pois todos foram levados para a clandestinidade há 15 anos. O mesmo subsolo em que Henry e Sam pretendem descer para passar furtivamente pelos soldados. O cara da FEDRA em quem Henry confiava aparentemente limpou todo o lugar com seus caras 3 anos atrás, mas é um plano complicado, contando com informações incompletas. Joel não está convencido.

Os quatro descem para os túneis de manutenção, com alguns acenos adoráveis ​​​​para o primeiro jogo. A área inclui uma antiga comunidade que parece ter se estabelecido no subsolo após o Outbreak Day. Joel e Ellie encontram gibis antigos e acabam conversando. Ellie e Henry acreditam que é uma boa ideia ficar por perto e brincar um pouco, então Joel permite que eles façam exatamente isso.

Enquanto o fazem, Henry admite que não foi honesto sobre seu assassinato antes. Acontece que Sam ficou doente com leucemia e a única droga que o fez melhorar foi ser mantido pelo FEDRA. Assim, o líder da resistência de Kansas City – e irmão de Kathleen – acabou morto no processo de obtenção do remédio.

Kathleen está completamente desequilibrada. Depois de matar o médico da cidade no último episódio e menosprezar todos os seus oficiais, ela desaparece e volta para o quarto de sua infância, aquele que seu irmão ocupava antes de ser morto. Apesar de seu irmão dizer a ela para não buscar justiça e vingança, Kathleen pretende fazer exatamente isso.

O grupo de Joel sai dos túneis e passa para o outro lado. Só que… há um problema. Há um atirador de elite no prédio do outro lado e Joel é forçado a tentar pular sobre ele e dar a volta por trás. É outro grande momento do jogo, quando Joel corre sob o manto da escuridão e foge para dentro de casa. Lá, ele encontra um velho que trabalha com Kathleen.

Infelizmente, Kathleen e seu grupo aparecem em massa. Joel usa o atirador para eliminar o motorista do caminhão, enquanto o grupo de Kathleen fica do lado de fora da casa. Kathleen está absolutamente bem em matar crianças também, e admite isso na frente de seu grupo. Com Henry incapaz de argumentar com ela, ele decide enfrentá-la de frente, comandando Ellie para acertar o tiro assassino.

Agora, todo esse tempo temos Joel com seu rifle de precisão, mas pouco antes de ele atirar, o chão de repente cede e rosnados guturais resultam em massas de infectados saindo e atacando o grupo de Kathleen.

A maioria dos infectados estão parados mas há algo muito maior que sai do fogo. Um inchado. Isso facilita o trabalho do grupo de Kathleen, enquanto Perry decide ganhar algum tempo para eles (quero dizer, ele pega Kathleen cerca de 3 segundos antes de ser literalmente dilacerado), enquanto Kathleen também não vai longe, pois ela também é morta. Ellie salva dois dos infectados e eles conseguem fugir.

Terminada a luta, os quatro conseguem encontrar um refúgio seguro longe da carnificina. Joel encoraja Sam e Henry a se juntarem a eles em seu caminho para Wyoming… mas há um problema. Sam está infectado. Ele foi mordido e sua perna não está bem.

Ellie concorda em ficar acordada com Sam, mas ele acaba virando no meio da noite. O Sam infectado pula em Ellie e a joga no chão, enquanto Henry é forçado a matar Sam a sangue frio. Ele está em estado de choque e incapaz de lidar com a dor, então Henry aponta a arma para si mesmo e atira.

Enquanto Joel enterra Henry e Sam do lado de fora, Ellie deixa uma mensagem para Sam em seu quadro branco, dizendo “Sinto muito”.

Assista abaixo um teaser e o trailer oficial

Disponível na HBO Max