The Last Of Us retorna com um episódio realmente sólido; uma bela carta de amor ao passado de Bill e uma grande história de fundo para detalhar o mundo. Na verdade, as mudanças na série aqui realmente funcionam muito melhor para a história que está sendo contada do que para o jogo, que se apoia muito mais na ação e no peso temático de mostrar esses diferentes indivíduos e como eles sobreviveram à infecção.
Nick Offerman tem uma atuação fantástica como Bill, com uma atuação sólida e uma cena realmente sincera com ele aprendendo sobre o último dia de Frank. Toda a revelação angustiante, sem mencionar a refeição final, atinge um nível profundo e realmente ajuda a elevar este capítulo.
Na mesma nota, Bella Ramsey melhorou muito em seu papel como Ellie aqui, com o equilíbrio certo entre uma adolescente sarcástica e um protagonista coadjuvante simpático.
Ao mesmo tempo, porém, essas mudanças nos roubam uma das melhores partes do jogo – as brincadeiras de Ellie e Bill. É aqui que Ellie realmente se destaca e é uma pena que as mesmas partes não se materializem, especialmente com as infames páginas de revistas. Para quem não sabe, no jogo Bill ainda está vivo e não comete suicídio. Em vez disso, ele é extremamente paranoico e, embora ajude Joel e Ellie, a dupla encontra o corpo de Frank enforcado e um bilhete revelando que ele absolutamente odeia Bill. O final mais romântico para a série se encaixa no mundo ao qual fomos apresentados.
Os episódios à frente podem aumentar um pouco a ação, especialmente quando a atenção se volta para a Filadélfia, que é uma parte favorita do jogo, especialmente conhecer Henry e Sam.
Embora seja incomparável com o jogo muito superior, The Last Of Us não é uma adaptação ruim!
Atenção, contém spoilers do ep-03
O episódio 3 de The Last Of Us começa 16 quilômetros a oeste de Boston. Ellie e Joel estão se aproximando de seu alvo, mas enquanto Joel dá a Ellie sua jaqueta, ele ainda não a perdoou pelo que aconteceu com Tess. Ellie o chama e diz a Joel para não culpá-la por algo que não é culpa dela. Ela nunca pediu para ser levada para fora da cidade.
A dupla continua caminhando, seguindo por uma caminhada de oito quilômetros até a casa de Bill e Frank. Cumberland Farms é o seu paliativo, porém, um posto de gasolina degradado e abandonado. Ellie encontra uma máquina de fliperama para Mortal Kombat II e troca algumas piadas com Joel, enquanto entrega um diálogo bastante autêntico para os personagens do jogo.
Ellie sai sozinha e encontra uma escotilha que leva ao porão. Ela decide explorar sozinha, naturalmente, onde descobre um dos infectados. Desta vez, porém, eles estão presos na parede com fungos crescendo na lateral de suas cabeças. Ellie dá o golpe mortal e tira a criatura de seu sofrimento.
Com pouca munição sobrando, Joel decide deixar sua espingarda para trás antes de prosseguir. Ao fazerem isso, Ellie critica o governo, culpando-os por serem incapazes de conter uma pandemia enquanto tenta entender como tudo isso começou.
De acordo com Joel, o Cordyceps sofreu uma mutação, entrou no suprimento de alimentos em todo o mundo e, na mesma hora, na quinta-feira, as pessoas compraram a comida e ficaram doentes, levando os infectados a morder todos os outros que não estavam. Demorou 3 dias para a infecção se espalhar completamente.
Também existem vários restos de esqueletos na floresta, que Joel explica serem pessoas comuns que não conseguiram encontrar uma casa na QZ (Zona de Quarentena), então os soldados os levaram para fora e decidiram matá-los a tiros.
É uma história sombria e algo que nos leva a 30 de setembro de 2003 para ver o desenrolar. Bill está observando de sua casa enquanto os soldados reúnem todos e se preparam para partir. Bill se esconde no porão e consegue evitar a detecção, apesar do aviso de evacuação obrigatório.
Bill sai usando uma máscara de gás e ostentando sua arma, o que é muito estúpido, já que sabemos que não há esporos neste show, antes de aparentemente perceber isso e aprender que ele está bem e verdadeiramente sozinho. Como um verdadeiro sobrevivente, Bill pega o máximo de equipamento possível, incluindo vários barris de gasolina, suprimentos no depósito doméstico e um monte de álcool. Com seu gerador do lado de fora, Bill tem o suficiente para continuar, com uma cerca colocada em torno do perímetro da cidade.
Bill também está comendo bem, cortando sua própria carne, observando os infectados escaparem de suas várias armadilhas e conseguindo sobreviver por uns bons quatro anos sozinho. Isto é, até um dia fatídico em que um dos buracos é acionado e Bill encontra um cara chamado Frank lá dentro.
Agora, Frank estava originalmente em um grupo de 10, tentando chegar a Boston, mas agora só restou Frank. Ele também está completamente desarmado. Bill decide deixar o cara sair, embora fique de olho nele. Ele verifica se há infecção também e Frank está limpo.
Bill permite que Frank entre em sua casa com uma muda de roupa e uma promessa de comida. Enquanto os dois se sentam para comer juntos, Frank fica chocado com a farta refeição e a taça de vinho perfeita para acompanhá-la. Depois, Frank começa a mexer no piano antigo da sala e começa a tocar. Bill começa a jogar depois disso; uma música sincera e triste sobre um cara que ele perdeu.
Frank entende sua dor e os dois começam a se beijar. As coisas estão indo muito bem, especialmente quando eles vão para a cama … mas então avançamos para três anos depois. Frank e Bill acabam discutindo porque o primeiro quer pintar a casa, consertar algumas lojas e abastecer o cortador de grama. Frank quer convidar mais pessoas para a comunidade e permitir que elas visitem.
Frank, porém, tem falado com amigos no rádio. Amigos que por acaso são Tess e Joel, com quem decidem trabalhar. Joel e Bill acabam conversando do lado de fora, com o primeiro apontando que tem coisas no QZ que ele pode pegar. Especificamente, equipamento para ajudar com a cerca do perímetro, que Joel deduz tem apenas cerca de um ano restante, na melhor das hipóteses. Eles também concordam em usar a música do rádio como um código, ideia de Frank.
Antes de se separarem, Joel avisa que invasores podem vir e atacar à noite e eles precisam estar prontos caso isso aconteça. Bem, este acordo permanece em vigor por três anos sólidos, quando avançamos para 2013. Frank trocou uma arma com Joel e Tess por sementes para que eles possam cultivar morangos. E isso, infelizmente, é a calmaria antes da tempestade, pois invasores aparecem no perímetro exatamente como previsto naquela noite.
Bill consegue segurá-los, mas acaba levando um tiro no processo. Felizmente, eles sobrevivem enquanto avançamos mais uma vez por mais dez anos, enquanto Bill e Frank envelhecem juntos. Frank não está indo muito bem e decide que este será seu último dia. Sem médico e sem cura, Frank quer sair em seus próprios termos, com um ótimo último dia planejado, incluindo se casar e adormecer nos braços de Bill depois de tomar uma pilha inteira de comprimidos.
De volta ao presente, Joel e Ellie chegam à cidade de Bill. Está abandonado. Eles chegam à casa de Bill, mas entre a comida podre na mesa e um bilhete de Bill na mesa da sala, o inevitável aconteceu. Ele se matou.
Bill também deixa para trás uma chave de seu carro, que ele pega enquanto Ellie lê a carta. Nesta nota, Bill admite que odiava o mundo até que apareceu uma pessoa que mudou de ideia e fez com que valesse a pena salvar as coisas. Ele também fornece o código do bunker e qualquer outra coisa que eles queiram levar. “É por isso que homens como você e eu estamos aqui. Temos um trabalho a fazer e que Deus ajude qualquer filho da puta que estiver em nosso caminho”.
É uma maneira muito legal de contextualizar as semelhanças de Joel e Bill, antes de vermos a passagem de Joel para fora de lá e para ele se encontrar com seu irmão. Ele está indo para Wyoming e como Tommy costumava ser um Vagalume, ele pode saber para onde levar Ellie.
No Bunker, a dupla pega o máximo de suprimentos possível. Ellie também muda para seu equipamento familiar dos jogos. Desta vez, porém, Ellie encontra uma arma e a esconde em sua bolsa. Eles tocam um pouco de música enquanto saem, a mesma música que Frank originalmente cantou quando chegou à cidade.
Assista abaixo um teaser e o trailer oficial
Disponível na HBO Max