AVISO: O artigo a seguir contém grandes spoilers da 1ª temporada de Loki, episódio 2
A Variante
C
om a revelação da estreia de que o Loki foi trazido para caçar uma variante desonesta de si mesmo, o Deus da Trapaça está ficando ainda mais estranho, – e mais engraçado, graças à dupla dinâmica de Loki e o leal Mobius da AVT. Surpreendentemente, Loki prova ser um verdadeiro trunfo para a equipe e realmente ajuda… mas não, é claro, sem colocar suas próprias ambições e planos em primeiro lugar.
Mais uma chance
Para começar, Loki e Mobius fazem uma pequena viagem no tempo para uma Feira do Renascimento de Oshkosh, Wisconsin.
Anteriormente, um tempo de Minutemen foi emboscado pela variante naquele local e a variante fez um refém. Agora, eles estão tentando recuperá-la. No entanto, Loki – como parte de seu próprio esquema – ganha tempo falando e falando e falando, e a variante escapa. Ruim Loki! Mau!
Seu desempenho não impressiona a juíza da Autoridade de Variação de Tempo, Ravonna Renslayer, que diz a Mobius que ele tem mais uma chance com essa variante – se ele fizer outro truque, ela o redefinirá e Mobius perderá o que ele sente ser o chave para o seu caso.
Ele promete que as coisas vão melhorar da próxima vez, o que eles terão que fazer, caso contrário, são cortinas para o nosso Loki.
Testando uma teoria
Com isso, Mobius coloca o trapaceiro para trabalhar. Ele bate uma pilha de arquivos na frente dele e diz para ele ler, dizendo que vai ajudá-lo a entrar na cabeça da variante perigosa.
Loki, naturalmente, faz alguns minutos de trabalho e depois vai até a mesa do bibliotecário, onde pede arquivos sobre os Guardiões do Tempo (classificado), a criação do tempo (classificado) e a criação da AVT (classificado). Mas o que não é confidencial são mais arquivos sobre ele e a variante, que é exatamente o que ela entrega a ele.
Finalmente, ao examinar um arquivo sobre Ragnarok e a destruição de seu planeta natal, Loki tem uma epifania[i]. Ele descobre que a variante está se escondendo em linhas do tempo com finais conclusivos para os quais eles podem retornar repetidamente, porque nada que eles façam lá importará – já que a linha do tempo está terminando, sua aparição não causará perturbação.
Ele e Mobius testam essa teoria em Pompéia, onde Mobius lhe diz para começar pequeno, com “barulhos de pássaros”. Então, Loki corre para a rua, liberta uma carroça de cabras e grita para a multidão de espectadores que eles estão prestes a morrer. “Bem na hora!” ele grita quando o vulcão entra em erupção. Mas, no final, ele está certo: não há distúrbios notáveis no maquinário, então nada que ele fez alterou a linha do tempo perfeita da AVT.
Loki, conheça Loki
A partir daí, graças à data de fabricação de um chiclete que a variante deixou para trás em uma excursão anterior, eles descobrem que a variante está escondida em uma grande loja em uma cidade do Mississippi que é exterminada durante um furacão.
Ele, Mobius e uma equipe de Minutemen dirigem-se a essa linha do tempo na esperança de capturar a variante – e Mobius implica que, se Loki se sair bem, uma audiência com os Guardiões do Tempo pode estar na mesa – mas quando eles chegam, os soldados da AVT insistem em se separar até Mobius e Loki. Loki vai com Hunter B-15 (Wunmi Mosaku). Enquanto eles se movem pelos corredores em busca de qualquer coisa parecida com Loki, eles se deparam com um civil… que outra variante de Loki está usando como receptáculo.
Ele possui o soldado da AVT, e ele e Loki conversam, brigam e, eventualmente, Loki faz uma proposta.
Enquanto isso, Mobius e sua equipe encontraram seu soldado desaparecido, mas ela está parecendo bastante rude. Ela diz a eles que deu a localização deles, ou seja, onde os Guardiões do Tempo moram, então isso é muito ruim.
Caos total
Quando o episódio termina, Loki de outra variante recusa a oferta de poder ilimitado de Loki. Aparentemente, eles têm um plano próprio, já que estão coletando Cargas Temporais de equipes que vêm atrás deles e agora acumularam dezenas. À medida que o furacão desce sobre a loja e a conclusão da linha do tempo é iminente, outra variante-Loki deixa de possuir as pessoas e aparece em sua verdadeira forma, e as teorias dos fãs estavam certas: é Sophia Di Martino, como Lady Loki!
Depois de dizer a Loki que seu plano “não é sobre [ele]”, ela dá adeus e passa por um portal que ela abriu. A Linha do Tempo Sagrada se distorce além de todo reconhecimento na sede da AVT, com ramificações se formando em um ritmo alarmante. E quando o episódio termina, Mobius encontra Loki em frente ao portal; Loki passa por ele, seguindo Lady Loki para um destino desconhecido.
[i] é um sentimento que expressa uma súbita sensação de entendimento ou compreensão da essência de algo