ATENÇÃO: Este artigo contém spoilers se não assistiu não siga, mas se gosta de saber antes boa leitura.

Um novo período

O episódio 5 de Paper Girls começa com nossas viajantes tropeçando pelo portal e pousando em uma doca. Com os restos deste robô desmoronando na areia, Erin e os outros acreditam que conseguiram… mas Larry não tem tanta certeza. Ele está agitado e estressado, preocupado que eles possam ter pousado na hora errada. E isso logo se torna aparente quando um portal roxo se abre no céu. Eles estão sem tempo.

Enquanto as crianças correm para dentro de um trailer com a Erin mais velha, Larry se prepara para enfrentar a Velha Guarda. Do portal sai um robô gigante, acabando com Larry. Os outros conseguem escapar, mas a Erin mais velha decide se sacrificar para salvar as crianças. Erin está convencida de que há outro caminho, mas não é bom. Ela se decidiu.

A Luta de Robôs

assumindo o controle do robô gigante, ela se lança contra o outro e os dois se enfrentam. As crianças ficam no trailer e assistem enquanto Erin se levanta e se prepara para revidar contra esse robô muito mais forte. Repetindo seu mantra habitual de “Eu vou vencer”, Erin pega uma lança improvisada e enfia no adversário.

Mas é uma tentativa inútil, já que este robô é muito mais forte, então Erin ativa um protocolo de autodestruição e destrói os dois robôs, matando-se no processo.

Tiffany sai e vasculha os escombros, fugindo dos drones enviados da Velha Guarda. No entanto, é tarde demais, pois a Prioresa e o Grande Pai já chegaram. Felizmente, as crianças permanecem indetectáveis, tempo suficiente para Tiffany voltar para o trailer e revelar mais do que está acontecendo. Ela avisa que a Velha Guarda pretende limpar sua memória para que possam manter essa Guerra do Tempo em segredo.

Sentadas em círculo, as quatro fecham os olhos enquanto o céu fica rosa. Só que… a memória delas não é apagada. Como resultado, todas as crianças decidem voltar para casa novamente. Tiffany é a única que acha que isso é uma má ideia.

Como a guerra em curso ainda está acontecendo, ela está decidida a ajudar a revidar, completa com um livro que é a chave para tudo isso. É um guia para cada dobra de tempo conhecida. Só que eles logo percebem que há um problema. Afinal, eles não estão em 1988, na verdade estão em 1999!

Refúgio na casa de KJ

Elas resolvem então ficar na casa de KJ durante a noite, já que seus pais vão ficar no lago no fim de semana e elas vão poder ficar sozinhas. Eles pensam em usar esse tempo para se reagrupar, bolar um plano. Quando elas chegam na casa, porém, há um problema. Vários carros estão do lado de fora e uma grande festa está acontecendo lá dentro. Então, naturalmente, as crianças decidem invadir e roubar alguns alimentos.

“Sem negros, grande surpresa!” diz Tiffany. Não tenho certeza por que isso era necessário, já que a raça nunca foi mencionada antes em todo a série. Mas então temos uma nova escritora neste episódio, Kai Wu, então acho que a culpa pode ser atribuída a ela.

De qualquer forma, todas as crianças decidem vagar pela casa, servindo-se de roupas, comida e tudo o que puderem colocar as mãos. Quanto a KJ, ela descobre que é uma cineasta em potencial e uma diretora muito boa. KJ mais velha e Lauren estão romanticamente envolvidos, e ela observa de longe como seu eu mais velho acaba beijando Lauren.

KJ está em conflito e não sabe como processar isso. Quando ela sai, o grupo acaba brigando, com KJ batendo em Mac e Tiffany decidindo sair.

Com poucas escolhas, Tiffany decide ligar para seu eu mais velho… que atende o telefone.