Criar uma boa série de mistério é uma forma de arte em si. Dada a quantidade de séries de mistério que tivemos nas últimas décadas, é um delicado ponto de equilíbrio entre amarrar seu público e mantê-lo preso a uma premissa central e, na verdade, fornecer algumas respostas para o que está acontecendo sem mostrar tudo logo de cara.

Dark e 1899

Quando Dark foi lançado em 2017, a série alemã conseguiu mudar completamente o jogo quando se trata de séries de viagem no tempo. Certamente não é uma tarefa fácil, dada a grande concorrência que a série enfrentou. De Doze Macacos e Legião a The OA e Lost, todos os pesos-pesados ​​neste campo trouxeram algo novo para o campo – e Dark fez exatamente o mesmo, e algo a mais.

Mais importante, realmente fez as pessoas se sentarem e prestarem atenção. A cada temporada subsequente, Dark expandia seu mistério antes de finalmente reunir tudo com uma conclusão chocante. Então, como alguém supera isso e segue em frente?

Esse é o enigma de 1899, a nova série de Jantje Friese e Baran bo Odar, duas das mentes brilhantes por trás de Dark. Embora seja anunciada como uma série alemã, o elenco diverso no comando desta oscila entre cantonês, alemã, português, inglês e muito mais. Honestamente, só por isso essa série merece alguns aplausos. É realmente bom e revigorante encontrar uma série que celebra e explora todas essas línguas e culturas diferentes.

A diversidade faz todo o sentido e não está aqui apenas para inventar números. Essa diversidade vem na forma de um grupo de migrantes europeus que saem de Londres em um navio a vapor chamado Kerberos. Eles estão determinados a construir uma nova vida em Nova York.

Kerberos e Prometheus

No entanto, no caminho, o Kerberos encontra outro navio migrante, há muito desaparecido no oceano, chamado Prometheus. À medida que eles começam a investigar este estranha descoerta, mais sinistro, perturbador e horrível o mistério se torna. O que começa como uma simples viagem logo se transforma em muito mais, pois todos os passageiros começam a questionar a natureza de sua realidade.

Dar muito mais seria um desserviço a esta série e é um daqueles programas com os quais você deve dedicar seu tempo – embora o desejo de compulsão seja forte com este! Também é em parte a razão pela qual esta revisão saiu dias depois que todos os outros publicaram as suas! Este é o tipo de série que merece ser divulgada, permitindo que os diferentes episódios e as revelações tentadoras joguem com seu cérebro enquanto você tenta entender o que está acontecendo.

Enquanto assiste, você terá uma infinidade de ideias e pensamentos diferentes sobre o que está acontecendo, e 1899 faz bem em derrubar lentamente essas teorias, uma a uma, quanto mais fundo você se aprofundar.

Felizmente, 1899 consegue o equilíbrio acima mencionado entre revelar o que está acontecendo e mantê-lo atraído o suficiente para continuar assistindo e cair mais fundo dentro do mistério. Existem alguns personagens com passados ​​longos e distantes um do outro e, ao longo da primeira temporada, isso é explorado com muito mais detalhes, graças a uma perspectiva rotativa que analisa o que cada passageiro passou.

Os principais protagonistas aqui, porém, recaem sobre Maura e Eyk. A primeira está determinada a tentar encontrar seu irmão, que desapareceu há quatro meses – suspeitamente o mesmo tempo que o Prometheus. Enquanto isso, Eyk Larsen é o capitão do navio, mas é assombrado pela memória de sua família. Eles se juntam a uma infinidade de outros personagens, que são revelados lentamente ao longo dos 8 episódios.

Esteja preparado para se enrolar nos primeiros capítulos, tentando lembrar quem são todos, mas quando você chega na metade do caminho, fica um pouco mais fácil lembrar de todos. E que grupo fascinante é esse!

Eu poderia passar o dia todo listando os valores e ideais de cada um desses personagens, mas em grande parte todos parecem ter o mesmo objetivo em comum – o desejo de pertencer.

Cada um desses homens e mulheres está procurando se encaixar, encontrar aceitação ou seguir em frente para encontrar satisfação em sua vida. A maneira como cada um faz isso é muito diferente, dependendo de suas esferas de vida, e entender como eles se encaixam no quadro geral é um dos destaques de 1899.

De certa forma, parece bastante semelhante a Lost na ênfase que coloca em personagem, e especialmente nos primeiros episódios, quando todos sentiam que estavam escondendo uma grande quantidade de segredos.

Galeria de imagens de 1899

1899 é incrivelmente atmosférico e a estética é muito semelhante a Dark também, o que é ótimo de se ver. As pequenas montagens musicais ao final de cada episódio estão em pleno vigor, com uma seleção de ótimas músicas.

 Todas as letras dão um significado ao que está acontecendo e foram cuidadosamente escolhidas a dedo para aumentar o visual. E saber que esta série foi rodada quase inteiramente em um grande estúdio, e não no local, é absolutamente alucinante. 

Os visuais parecem ótimos, embora haja algumas sequências que parecem estranhas e um pouco chocantes, especialmente no final dos episódios 5 e 6, mas não chega a ser de longe tão ruim

1899 é uma série fantástica e um acréscimo bem-vindo ao gênero de mistério. De muitas maneiras, parece uma multidão de influências reunidas e entrelaçadas com o coração e a alma do que tornou Dark uma série tão melancólica e envolvente. Esta é uma série que você definitivamente não deveria perder e depois de assisti-la na íntegra, você ficará ansioso pela segunda temporada!

O serviço de streaming compartilhou um teaser trailer da série que pode ser visto abaixo.

Trailer oficial lançado pela Netflix