Dark – o início de tudo

Quando Erik Obendorf desaparece da cidade de Winden, as pessoas ficam preocupadas, mas quando um segundo filho, Mikkel Nielsen desaparece, a comunidade teme que haja um serial killer na área. A investigação policial é liderada pelo pai de Mikkel, Ulrich Nielsen e Charlotte Doppler, e qualquer um pode ser suspeito. 

Winden tem segredos que nunca foram falados. Uma história de crianças desaparecidas ao longo de diferentes anos começa a ser descoberta e o segredo do que está no escuro de uma caverna pode mudar tudo.

Dark é instigante

Dark – é um thriller de ficção científica alemã da Netflix. A série foi a primeira série em alemão na plataforma e foi lançada em 2 de dezembro de 2017. Recebeu muitas críticas positivas.

Eu entrei como um cego no escuro. Sabia que era alemão. Sabia que tinha boas críticas e achei que era mais thriller do que ficção científica desde que descobri que girava em torno de crianças desaparecidas.

 O que encontrei em Dark foi uma história complexa e tão complexa que pega elementos de outras séries e os une em uma história original sólida.

Viagens no tempo

Não é preciso muita pesquisa sobre Dark para saber que Dark é sobre viagem no tempo (não tendo feito nenhuma pesquisa, torna-se aparente rapidamente). 

O formato estrutural da série trata do número 33 e sua aparição na natureza e no mundo. Com certa semelhança com Lost (ainda farei um review dela), a série é sobre trabalhar em diferentes períodos de tempo para diferentes objetivos, mas ao contrário de Lost, parece que Dark tem um objetivo mais limpo e claro.

A história tem três períodos de tempo. O primeiro período é o “dia atual”, que é 2019. Isso serve como âncora para a série e ela diverge disso. Em seguida, apresenta 1986 e, finalmente, apresenta 1953 em episódios posteriores.

O Elenco

A série não tenta fazer maquiagem de idade e escala atores diferentes para cada período e para os espectadores, manter o controle de todos os nomes e sobrenomes pode ser meio complicado.

Se você não estiver disposto a se comprometer com Dark, pode ser uma experiência dolorosa e confusa.

O elenco é forte e acho que a escalação de todos os atores das versões mais jovens de “2019” foi bem acertada. Realmente parece um elenco e eu teria dificuldade em dizer quem é o personagem “principal”, embora pareça que grande parte da temporada gira em torno do personagem Ulrich, mas um argumento também poderia ser feito para Jonas, que ganha cada vez mais importância conforme o avanço da série.

Ninguém realmente se destaca e não há elos fracos… apenas personagens que você gosta e não gosta em pontos que parecem mais realistas do que algumas séries que têm verdadeiros heróis e vilões.

A arte visual

Visualmente a série é boa, mas esta temporada não apresenta muitos efeitos especiais. A música e o estilo do programa ajudam na atmosfera, mas sinto que parte da “assustadora” do programa poderia ser elevada para adicionar ainda mais horror à série.

Existem algumas cenas carregadas de efeitos especiais perto do final que não são tão espetaculares, mas isso pode ser perdoado.

Dark é um compromisso. Você não pode ver metade da série ou assistir casualmente. Eu sinto que você pode entender (pelo menos neste ponto) se você prestar atenção decentemente e acompanhar os personagens. A série quase tem uma sensação de Star Wars, pois você tem um pequeno núcleo de personagens relacionados essencialmente estragando o universo para todos os outros, distorcendo e tentando alterar o tempo… as outras pessoas em Winden não tem noção do que está acontecendo. 

Dark e a questão filosófica

A série também é uma questão filosófica sobre a viagem no tempo.  Dark (pelo menos nesta temporada) gira sob a ideia de que o tempo está bloqueado. Você não pode alterar algo que já aconteceu, não importa o quanto você tente… você apenas se torna parte do passado que já ocorreu.

Veremos onde a série leva quando uma nova camada de tempo é adicionada na segunda temporada com Jonas viajando para o futuro de 2052.

Eu vi muitos comentários de pessoas que não gostaram (por não se atrair pelo tema ou por não terem entendido a intrínseca trama da série), mas na minha humilde opinião, dê uma chance a série, e vamos as próximas temporadas

Assista ao trailer abaixo

Leia sobre a segunda temporada de Dark aqui.

Todos os episódios disponíveis na Netflix.