Sr e Sra Smith (2024) Revisão da 1ª temporada – Uma nova visão, da missão e do casamento

Para começar, Sr e Sra Smith leva você a uma sequência de ação inexplicável. Mas então fica mais lento. Jane e John são entrevistados e formam pares para o programa Smith. Eles se apresentam, exploram a enorme casa de Nova York, falam sobre o gato de Jane. Há constrangimento quando ambos testam as águas – afinal, eles vão se casar legalmente enquanto realizam missões secretas para seu empregador. É mais como o início de uma comédia romântica do que de um drama de espionagem.

Desde o início, Sr e Sra Smith subverte o gênero de onde vem. Este não é um remake do estiloso filme de 2005, apresentando Angelina Jolie e Brad Pitt como os espiões infalíveis que escapam impunes de feitos impossíveis e se apaixonam quase que instantaneamente. Não, esta é uma série totalmente nova que está mais próxima da vida real. Embora o conceito ainda esteja bastante difundido, a execução da história o fundamenta na realidade.

John e Jane não são os espiões elegantes da espécie de Jolie e Pitt. Em vez disso, eles começam de maneira bastante estranha e tropeçam nas primeiras missões. Eles até falham. Na verdade, não existe romance de conto de fadas, é uma luta para eles confiarem e se apegarem um ao outro. Mais importante ainda, eles são pessoas reais com imperfeições que logo se tornam falhas evidentes à medida que seu relacionamento avança. A questão é que Sr e Sra Smith está vestido como uma comédia de espionagem, mas é realmente sobre um relacionamento.

Cada episódio aborda um aspecto diferente dos relacionamentos, desde o primeiro beijo até a convivência, os filhos e até a infidelidade. Esta estrutura compartimentada é única e intrigante, mas o roteiro tropeça um pouco demais e não consegue utilizar todo o seu potencial. Por exemplo, nos primeiros episódios, os dois espiões passam de indiferentes a se relacionarem um pouco rápido demais.

Eles não têm espaço para se tornarem amantes, mas sim para pular de um estágio para outro. Maya Erskine como Jane e Donald Glover como John também carecem da centelha de química necessária para essa transição inicial. Eles trabalham muito melhor como pessoas que já estão em um relacionamento há algum tempo. 

O roteiro melhora, oferecendo missões excêntricas, um empregador enigmático e uma visão diferenciada do que está acontecendo no casamento dos Smiths. Tende a mesclar a vida de espiã com a doméstica e isso costuma dar certo, é um dos encantos do seriado. Outro destaque do roteiro é que ele é consistentemente imprevisível. A história é repleta de reviravoltas interessantes e revela o que você não esperava, sempre fazendo algo inesperado que faz a série parecer nova e original.

Mas então cai novamente, com diálogos estranhos e humor que não atinge o alvo. Alguns episódios são divertidos e cativam do início ao fim. São mini histórias envolventes, espirituosas, divertidas e perspicazes, até um pouco engraçadas. Seus roteiros são rígidos e moldam o episódio de uma maneira específica. Mas outros perdem essa forma e foco, permitindo que sua atenção se desvie para outro lugar.

No final da primeira temporada, ainda existem grandes pontos de interrogação sobre o empregador dos Smiths. Mesmo que os criadores estejam se preparando para uma segunda temporada, acho que um pouco mais de explicação poderia ter mantido as pessoas mais engajadas. Mas, na verdade, Sr. e Sra. Smith é sincero em sua tentativa de dissecar o relacionamento entre duas pessoas.

Muito desse crédito vai para Erskine e Glover. Ambos os atores incorporaram totalmente seus personagens, dando a Jane e John personalidades completas e verossímeis com suas peculiaridades e falhas individuais. Como mencionado acima, eles demoram um pouco para encontrar o ritmo de casal, mas quando o fazem, o casal articula muito bem as brincadeiras, as piadas internas, os momentos compartilhados e as intensas inseguranças de um casal romântico.

Não importa aonde a história vá, outros elementos da primeira temporada de Sr e Sra Smith continuam a impressionar. A cinematografia é ótima e se destaca em vários episódios. Muitas vezes, a paleta de cores também entra em jogo. Os recursos visuais são esteticamente agradáveis ​​e usados ​​de forma eficaz para enfatizar onde o casal está em seu relacionamento – se eles estão trabalhando em conjunto ou incapazes de se dar bem.

As opções de trilha sonora são diversas e adequadas ao clima. No geral, Sr e Sra Smith é uma daquelas séries que vem com partes iguais de pontos fortes e fracos. Esta poderia ser a sua preferência ou não, de qualquer forma, é definitivamente um dos remakes mais originais de seu tempo!

Todos os episódios disponíveis na Amazon Prime Vídeo