A

pós o final dramático do episódio anterior, The Umbrella Academy começa o 10º e último episódio com Sir Reginald Hargreeves consolando sua esposa moribunda.

Depois de sair para a varanda, ele libera algo na atmosfera que parece ser a mesma substância que pode ter engravidado as 43 mulheres originalmente.

Não há tempo para me debruçar sobre isso, pois voltamos para os dias atuais, onde Vanya perdeu o controle completo.

A Mansão Ruindo

À medida que a mansão se quebra e parece prestes a desmoronar a qualquer momento, Pogo tenta colocar algum sentido no Número 7. Parece funcionar também, pelo menos no momento, à medida que o tom azul em seus olhos se dissipa, substituído por um pouco mais de cor. 

Infelizmente, quando ela descobre que nosso amigo macaco reteve seus verdadeiros poderes por todos esses anos, a coloca no caminho da guerra novamente, desta vez com consequências trágicas.

 Pogo é empalado na parede e, impotente para detê-la, Luther escapa com os outros pela porta da frente. É um momento triste, mas também algo prenunciado no primeiro episódio, quando o grupo brincou sobre se encontrar novamente quando Pogo morreu.

Pogo também não é a única vítima aqui e, enquanto o grupo tenta se recuperar após a destruição da mansão, acontece que a mãe ainda estava dentro do prédio quando desmoronou. Isso leva o grupo a uma pista de boliche próxima, onde eles tentam descobrir o que fazer a seguir.

Cha Cha e Hazel

Em seguida, após recuperar o fôlego dessa abertura cheia de ação, alcançamos Cha Cha e Hazel na garganta um do outro. À medida que o tempo congela e o Operador aparece, ambos são informados de que o Número 5 os enganou e suas mensagens não foram realmente enviadas pela organização. 

Depois de parecerem estar na mesma sintonia, eles saem com vigor renovado para ir atrás da família e proteger Vanya.

Depois de um momento particularmente emocionante entre Luther, Allison e sua filha ao telefone, um tiroteio dentro da pista de boliche leva todos os nossos personagens a convergir para a sala de concertos de Vanya.

Confronto final

A partir daqui, é para o confronto final, onde finalmente vemos a extensão do poder de Klaus à medida que uma projeção de Ben surge.

 Tudo isso culmina em uma batalha final contra Vanya com uma resolução muito inteligente para o conflito. Tudo parece estar resolvido… exceto pela lua rachando e explodindo. À medida que pedaços de rocha lunar voam em direção à Terra, o Número 5 diz ao grupo que pode haver uma maneira de salvar tudo se eles viajarem de volta no tempo. 

O episódio e a série terminam com o mundo reduzido a escombros e a Umbrella Academy voltando no tempo, regredindo às suas formas infantis.

O futuro de The Umbrella Academy

Dessa forma o que isso significa para o futuro? Não tendo lido os quadrinhos, não posso dizer para onde vamos a partir daqui, mas acho que podemos ver algo semelhante a 12 Monkeys, onde o grupo converge para si mesmo e tenta evitar encontrar seus eus passados. 

Pode até se resumir a salvar Vanya novamente ou pode até ser um período de tempo completamente diferente em que o grupo se encontra. O mais provável, imagino, será voltar como crianças para dentro da mansão com Sir Reginald. Isso pode dar algumas respostas muito necessárias para o passado e ajudar a aprofundar tudo um pouco mais.

The Umbrella Academy completa uma série impressionante e altamente agradável com um final épico adequado. Embora a porta esteja aberta para a segunda temporada, há caracterização suficiente aqui para fazer um time satisfatório.

Parece que o plano de Reginald de reuni-los funcionou e The Umbrella Academy finalmente parece estar na mesma sintonia. Imagino que também não vimos o último operador e a história em torno desta organização sombria é algo que realmente não vimos aqui também.

Afinal tudo isso apresenta uma noção particularmente intrigante daqui para frente e esperamos ouvir mais sobre The Umbrella Academy em breve. 

A primeira temporada de The Umbrella Academy esta disponível na Netflix