Um drama de época ao estilo faroeste
A Netflix tem uma grande lista de séries e filmes que são lançados na plataforma todos os meses e, sem problemas, conseguem conquistar o coração dos fãs. Ultimamente a Netflix quase não sentiu nenhum erro no que diz respeito ao gênero K-drama e parece que o drama de época, Song of the Bandits, é uma adição a esta lista.
Ela é uma minissérie de 9 episódios que acompanha a vida de pessoas que viveram na Coreia do Sul ocupada pelo Japão. Situado na década de 1920, o povo da Coreia (conhecido como Joseon) dirige-se para a terra sem lei de Jiandao, na China. Os viajantes se estabelecem e se unem para proteger seu assentamento de perigos.
Junto com esses viajantes está um grupo de bandidos que decidiu proteger o assentamento em Jiandao e seu povo a todo custo. A série é lento no início, mas eventualmente ganha ritmo à medida que os episódios avançam. Song of the Bandits se passa na Ásia de 1920, mas a direção, OST, bem como a gradação de cores amarelo-esverdeado, transmite uma vibração de cowboy de Hollywood.
Com bandidos, cavalos, armas e bandidos a cavalo usando armas, há ação em cada episódio que o mantém grudado no sofá. O primeiro episódio estabelece muito bem os personagens e suas respectivas relações e vemos o propósito de cada personagem.
Embora se possa argumentar que a série poderia ter se aprofundado nas histórias de fundo de personagens importantes como Hee-shin (interpretado por Seohyun) e Miura/Gwang-il (interpretado por Lee Hyun-wook); foi interessante ver as histórias de personagens como Yoon (interpretado por Kim Nam-gil) e Eon-nyeoni (interpretado por Lee Ho-jung).
Além dos quatro principais, a gangue Bandit tem muitos personagens cômicos como Choraeng-yi, Sang-gun e Seon-bok. No centro da série, podemos ver a luta pela liberdade dos coreanos e pode-se chamar isso de drama de assalto, já que o centro do programa envolve alguns fundos roubados.
As sequências de luta entre os bandidos de Yoon e os militares japoneses ou outros bandidos são coreografadas de forma competente, o que torna esta série um cenário de ação de roer as unhas. Song of the Bandits também tem a sua quota de momentos irrealistas, mas a principal força motriz deste drama histórico é a luta pela liberdade das pessoas que vivem na diáspora[1].
A trilha sonora desta série é uma das melhores que já se viu nos dramas coreanos dos últimos tempos e é a direção e o som que dão a série um toque de Hollywood. Kim Nam-gil faz um trabalho atraente como Yoon, o soldado que virou bandido e temos uma atuação séria de Lee Ho-jung como Eon-nyeoni após seu papel de destaque no drama da Netflix ‘No entanto’.
Embora vejamos Ho-jung como a personagem feminina durona que merecemos, é decepcionante não ver os criadores darem a Seohyun (interpretando Hee-shin) um papel mais feroz, já que ela parece uma “donzela em perigo” durante toda a série.
Como a 1ª temporada de Song of the Bandits terminou, seria interessante ver outra temporada com os mesmos personagens, dados os ganchos. Os espectadores ficam com muitas questões persistentes que definitivamente serão resolvidas com mais uma ou duas temporadas.
Com episódios de 9 horas de duração, esta série é para um fim de semana divertido e envolvente que termina de uma forma que faz você desejar mais uma temporada onde esses personagens retornem e recuperem sua liberdade dos impiedosos invasores.
[1] dispersão de um povo em consequência de preconceito ou perseguição política, religiosa ou étnica
Todos os episódios disponíveis na Netflix