The Last Of Us termina com um estrondo e que melhor maneira de fazer isso do que adaptar fielmente tudo o que acontece durante a última parte do jogo. Para quem não sabe, a única decisão importante aqui que pode ser evitada é atirar na cabeça do cirurgião. No jogo original, você pode escolher não fazer isso e ainda levar Ellie, mas as razões para isso ficarão claras na segunda temporada. Não estou prestes a estragar as batidas da trama aqui!
Eu tenho sido um grande crítico desta série em geral, dada a falta de ação, o ritmo de sucesso ou falha e a caracterização, mas este episódio mostra que adaptar o jogo gera os melhores resultados. A única reclamação que se pode ter é a rapidez com que Ellie muda de abatida e chateada para piadas joviais e contadas, mas isso é bastante preciso para o jogo, então não se pode reclamar muito disso.
Finalmente temos um pouco de ação neste episódio também, que funciona lindamente com a montagem, embora a absoluta falta de infectados ou clickers seja extremamente decepcionante. Tivemos uma cena com clickers e algumas pequenas participações especiais com os infectados, mas além disso, o show parecia muito mais uma brincadeira pós-apocalíptica como The Stand do que qualquer outra coisa.
Atenção, contém spoilers do ep-09
O episódio 9 de The Last Of Us começa com a mãe de Ellie correndo para uma casa abandonada, desesperada por salvação. Ela está grávida e sua bolsa rompe enquanto ela sobe as escadas. Com uma faca na mão, uma visão rara ocorre – um infectado! Faz tempo que não vemos um desses! De qualquer forma, Anna consegue matar os infectados ao mesmo tempo em que dá à luz, mas, infelizmente, ela é arranhada no conflito que se segue, o que significa que ela vai se transformar.
Ela aproveita ao máximo os poucos momentos preciosos que ela tem com seu bebê, embalando sua filha e dizendo a Ellie, que ela é super durona. Enquanto o dia abre caminho para a noite, Marlene invade a casa com seus compatriotas vaga-lumes e vê Anna com seu bebê. Ela também vê seu arranhão.
Anna entrega Ellie, dizendo a Marlene para levar a criança para Boston com ela. Quando Ellie é retirada da sala, uma escolha é feita e Anna leva um tiro na cabeça.
O que Ellie vê no topo do prédio?
Avançamos para o presente e Ellie está distante e reservada depois do que aconteceu com David. A dupla está chegando perto do hospital, mas antes disso, eles decidem escalar um arranha-céu abandonado para obter um melhor ponto de vista e traçar o terreno. Ellie é impulsionada, deixando cair uma escada para Joel antes de de repente ver algo e sair correndo, dizendo a Joel que ele precisa segui-la. É uma girafa!
Uma das melhores cenas do jogo é adaptada lindamente aqui, enquanto Ellie sorri e alimenta a girafa. Joel e Ellie observam a girafa retornar ao seu rebanho antes que Joel pense no que fazer a seguir. Ele está preocupado e até sugere que eles voltem para casa. “Não há meio caminho com isso”, diz Ellie. “Terminamos o que começamos.” Enquanto a dupla segue em frente para encontrar o hospital.
Em uma velha base militar abandonada, Joel revela que desistiu no passado e que Ellie era a única coisa que o fazia continuar. É uma conversa muito bonita e, à medida que a dupla continua, com Ellie pegando seu livro de trocadilhos de volta, eles se aproximam do hospital. No entanto, há um problema.
Joel salva Ellie?
Soldados aparecem, jogando uma granada e agarrando Joel e Ellie. Joel é nocauteado e levado para um hospital onde Marlene o espera. Ela revela a terrível verdade de que Ellie está sendo preparada para a cirurgia. À medida que o Cordyceps cresce no cérebro, a cirurgia significaria que Ellie seria morta para criar uma cura.
Isso é algo que Joel não conseguirá aguentar e, ao ser conduzido para a rodovia por dois guardas armados, Joel se aproveita da situação e mata os dois homens na escada. Segue-se um tiroteio enquanto a trilha sonora espelha lindamente o caos e a destruição. Joel mergulha pelos corredores, matando soldados a torto e a direito enquanto tenta desesperadamente encontrar Ellie.
Joel aparece na cirurgia e mata o cirurgião, forçando seus dois assistentes a soltar Ellie e deixá-la. Joel a pega e leva Ellie até o estacionamento, onde Marlene está esperando por eles. Ela implora a Joel para fazer a coisa certa e salvar Ellie, mas ele se recusa. Em vez disso, ele leva Ellie para fora do hospital e para longe.
Como termina The Last Of Us?
No caminho, Ellie recupera a consciência e Joel mente para Ellie, alegando que existem muitos outros imunes como ela. Ele aponta que invasores apareceram e atacaram o hospital, mas é claro que sabemos que é Joel. Como outros flashbacks revelam, ele também atirou em Marlene, certificando-se de que ela não pudesse seguir Ellie.
Quanto a Joel e Ellie, eles dirigem dia e noite antes de chegar a Wyoming. Eles têm uma jornada de 5 horas pela frente, então eles partem e ignoram seu assentamento. Antes de continuarem, Ellie pergunta a Joel sobre o que aconteceu. Joel jura a Ellie que tudo o que ele disse sobre os vaga-lumes e os invasores é verdade. Ellie revira as palavras em sua cabeça antes de responder: “Ok”.
Assista abaixo um teaser e o trailer oficial
Disponível na HBO Max