1883 é uma série que faz jus ao velho oeste

1883 é uma série especial. Autodenominando-se um drama de faroeste, 1883 combina elementos de Red Dead Redemption 2 e Yellowstone com uma pitada de tensão, romance e drama para completar. Claro, o programa tem suas quedas – mais notavelmente um romance adolescente questionável no meio – mas, além disso, 1883 consegue capturar um período muito distinto e sombrio da história com tanta precisão que poucos outros programas conseguiram.

A história em si é bastante direta e gira em torno de uma caravana que se desloca pelas Grandes Planícies, com seus habitantes ansiosos para chegar ao Oregon e encontrar um novo lar.

Essa caravana é liderada por Shea e Thomas, dois cowboys endurecidos que conhecem a forma como o mundo funciona e adotam uma abordagem estrita do “nosso caminho ou da estrada”. Juntos, eles lideram uma multidão de imigrantes por todo o país – mas não estão sozinhos.

Juntando-se a eles nesta jornada está James Dutton, que está acompanhado por sua esposa Margaret, filha Elsa e filho John. Esta família acaba se envolvendo cada vez mais na caravana e em sua desventura, enfrentando desastres naturais, bandidos e vida selvagem hostil.

Embora o ritmo provavelmente seja muito lento para alguns, 1883 é deliberado na forma como conta sua história. Este é uma série que não tem medo de demorar, aumentando lentamente a tensão ao longo de vários episódios antes de explodir em uma onda de tiros ou ação. Há um episódio aqui em que a caravana tenta navegar em um rio, e todo o episódio se desenvolve muito bem até esse momento.

Porém, isso é muito menos sobre o enredo e mais preparado para explorar seus vários personagens que habitam este mundo. Cada personagem principal tem profundidade, com um raciocínio para suas ações. A motivação de Shea vem de honrar a memória de sua falecida esposa. Enquanto isso, os imigrantes procuram uma terra livre para chamar de sua. Elsa está em uma jornada de descobertas, enquanto James e Margaret só querem manter seus filhos seguros.

Todo mundo tem uma razão para estar nesta jornada e, no final da temporada, a maioria dos personagens descobre que seus arcos chegam ao fim naturalmente – de uma forma ou de outra. O que é interessante é que esses jornaleiros incorporam um tema diferente que este programa aborda ao longo do tempo.

Da inocência e do amor jovem (Elsa) à honra e ao arrependimento (Shea), ver como esses personagens abraçam ou evitam suas características torna o relógio totalmente fascinante. Isso também tem o efeito de adicionar alguns trechos de diálogo realmente instigantes e interessantes.

Embora alguns possam discordar e achar a série muito vagarosa, o ritmo lento de 1883 funciona perfeitamente para absorver o cenário e permitir uma parte muito tranquila e instigante do drama no Oeste. Para quem consegue entrar com a mente aberta e um pouco de paciência, 1883 é uma série especial e facilmente uma das melhores do ano 2021.

Todos os episódios disponíveis no Paramount +

Assista o Trailer abaixo