A minissérie da Netflix apresenta uma narrativa brilhante e uma estória tocante.
A minissérie da Netflix de Shawn Levy, Toda luz que não podemos ver,
com Mark Ruffalo, Hugh Laurie e a estreante Aria Mia Loberti, une habilmente as histórias de Marie-Laure e Werner. Ele esclarece como as pessoas se esforçam para serem gentis umas com as outras, apesar das circunstâncias terríveis. A trama segue uma garota francesa cega e um garoto alemão que se conhecem na França ocupada durante a Segunda Guerra Mundial e aprendem a confiar um no outro para sobreviver.
Marie-Laure e seu pai, responsável pelas centenas de fechaduras do museu, moram nos subúrbios parisienses. Aos seis anos, Marie-Laure perde a visão, então seu pai constrói uma maquete de sua vizinhança para ela aprender pelo toque. Marie-Laure e seu pai escapam da ocupação nazista de Paris quando ela completa 12 anos e se estabelecem com seu retraído tio paterno em uma grande casa na costa de Saint-Malo. Eles carregam consigo a joia mais valiosa e potencialmente letal do museu.
Werner, um filho adotivo, e sua irmã mais nova passam seus anos de formação em uma vila mineira alemã, onde se apaixonam por um simples rádio que descobrem. Werner é excelente na montagem e reparação destes novos e vitais dispositivos, o que lhe vale um lugar na cansativa academia de treino da Juventude Hitlerista e uma missão subsequente para monitorizar a Resistência. Werner, que está se tornando mais consciente do impacto humano que seu brilhantismo está cobrando, segue para Saint-Malo, onde seu caminho se cruza com o de Marie-Laure.
Quando a série começa, os personagens principais e suas motivações são introduzidos de forma lenta e brilhante, e os episódios iniciais estabelecem as bases para o desenrolar do resto da trama. O segundo episódio, em particular, faz um excelente trabalho ao explicar o que aconteceu no passado e o que une os personagens principais. Embora ainda não se tenham conhecido, o apreço que demonstram pelo professor no rádio oferece-lhes algo em comum.
O penúltimo episódio avança ainda mais a trama e nos dá mais informações básicas sobre os personagens principais. Também aprendemos porque Rumpel está tão determinado a encontrar a joia neste momento. O final une sem esforço os fios pendentes da trama, e a maioria de nossas perguntas são respondidas neste ponto. O episódio final foi o melhor episódio da temporada e fez um excelente trabalho em nos manter tensos.
Esta série é excelente em termos de narrativa emocional, desenvolvimento de personagens e recursos visuais. Isso nos leva a uma viagem ao lado dos personagens principais, e podemos vê-los se tornarem resilientes, permitindo-nos conectar-nos com eles. Essa é a cereja do bolo, já que a série se preocupa mais com as jornadas de seus personagens do que com a guerra em si.
Dito isto, embora o enredo individual dos personagens principais seja cativante, a apresentação da guerra e o histórico do caçador de joias são bastante confusos, e a execução é um pouco instável aqui. Outro aspecto que preciso ressaltar é o quão pouco se explica sobre a história do Mar de Chamas, que é uma parte bastante importante da história. Teria sido interessante aprender mais sobre a história de fundo desta joia, porque ela impulsiona a maior parte da série. Essas explicações não são cruciais para a progressão da história, portanto são desculpáveis, mas teriam tornado o enredo mais significativo.
Os atores da série fazem um trabalho incrível em seus papéis, dando vida a seus personagens de todo o coração na tela. Em particular, a atuação de Aria Mia Loberti como a adulta Marie é brilhante. Louis Hofmann e Lars Eidinger também impressionam em seus respectivos papéis.
A série como um todo é emocionante, cativante e divertida. A história de amor entre Werner e Marie realmente roubou a cena para mim, embora eles tenham se conhecido por apenas um curto período de tempo. Além disso, seu excelente desempenho funciona em seu benefício e você sente empatia de todo o coração pela situação deles. Este é uma série realmente imperdível, especialmente se você aprecia uma narrativa brilhante, personagens atraentes e desenvolvimento de personagens sem esforço.
Todos os episódios disponíveis na Netflix