Situado dez anos após os eventos de Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (2005), a série segue Kenobi enquanto ele se propõe a resgatar a princesa Leia (Vivien Lyra Blair) sequestrada do Império Galáctico, levando a um confronto com seu ex-aprendiz Darth Vader (Hayden Christensen).
Os fãs de Star Wars, são geralmente conhecidos como um bando que reclama de tudo que é novo e nunca estão felizes com nada; Eu tenho que discordar, pois sou um fã que gostou de quase tudo (embora eu ame Rogue One e Mandalorian), e apesar de um começo instável, eu gostei da série limitada de 6 episódios de Obi-Wan Kenobi principalmente nos dois episódios finais.
Ele tem suas falhas e minha maior reclamação é a tecnologia conhecida como Volume que é ótima para cenas diurnas, mas qualquer coisa que aconteça à noite eu mal consigo ver o que está acontecendo. Este é o caso de vários episódios da série em que eu tive que desligar todas as luzes e fechar as cortinas só para ver o que estava acontecendo, então se conseguirmos uma segunda temporada, talvez usemos cenários mais práticos para termos essa luz natural.
ATENÇÃO: A partir daqui estou entrando em grandes spoilers, então se você ainda não assistiu a série, não leia mais.
Ocorrendo 10 anos após os eventos de A Vingança dos Sith, Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) está escondido em Tatooine vigiando Luke Skywalker de longe;
Este é Obi-Wan como nunca o vimos antes. Ele está desesperado, desconectado da Força e cheio de culpa após o que aconteceu com seu ex-aprendiz Anakin (Hayden Christensen).
Muitos fãs tiveram um problema com isso e desistiram da série logo no início, mas eu entendi o que eles estavam fazendo e vi que seria o desenvolvimento do personagem… que é exatamente o que era.
De qualquer forma, Obi-Wan está fazendo um trabalho mundano enquanto fica de olho em Luke, mas é contatado por Bail Organa (Jimmy Smits) quando sua filha Leia foi sequestrada.
Obi-Wan relutantemente deixa Tatooine para salvá-la, mas não demora muito para que os Inquisidores e seu ex-aprendiz lhe persigam.
Eu não tinha certeza de porque tínhamos a jovem Princesa Leia nesta série, especialmente em aventuras com Obi-Wan, pois pensei que ela não o conhecia antes de Uma Nova Esperança, mas isso é basicamente esclarecido com uma simples linha de diálogo no episódio final. Eu não acho que precisavam sequestrá-la duas vezes; isso foi apenas algo para preencher as coisas desnecessariamente.
As pessoas também reclamaram de Reva (Moses Ingram) e eu tenho que admitir que ela não acrescentou muito a série, às vezes tirando o conflito de Obi-Wan e Anakin, e é por isso que estamos todos aqui, afinal. Algumas de suas falas não são as melhores, mas Star Wars nunca foi conhecido por suas performances ou diálogos.
Eu acho que o maior problema é que ela está se esforçando demais para parecer intimidadora gritando o tempo todo, enquanto os Imperiais geralmente falam suavemente, o que os torna mais ameaçadores. Quando descobrimos sua história, é compreensível porque ela se comporta da maneira que faz e quando ela começa a chorar no final, acho que ela acertou perfeitamente.
O Grande Inquisidor é talvez minha adição favorita à série e eu amei Rupert Friend no papel; ele parece diferente de Jason Isaacs em Rebels, mas eu ainda acho que Rupert arrasou, claramente saboreando cada segundo. Eu também acho que Joel Edgerton é uma das melhores peças de elenco em Star Wars, pois ele realmente captura a aspereza do tio Owen.
Pode-se argumentar que isso teria funcionado melhor como um filme, pois às vezes parece um pouco barato, sem a escala ou a ambição necessária para uma saga espacial como Guerra nas Estrelas. Também não fiquei muito satisfeito com as escolhas musicais, pois não ouvimos nenhum dos temas de Star Wars até o episódio final.
Ainda acho que deveriam ter usado a Marcha Imperial com mais frequência, pois teria acrescentado um peso muito mais dramático; a música em Star Wars é um personagem em si, então espero que mais uma vez, se tivermos outra temporada, eles possam nos dar os temas adequados de Star Wars novamente. Eu gostei do novo tema Obi-Wan de John Williams, que fica na sua cabeça como a melhor de suas músicas.
A Disney pode não ter acertado algumas coisas (como a trilogia Sequel), mas uma coisa que eles acertaram todas as vezes é o retrato de Darth Vader; de Rogue One a Obi-Wan Kenobi, ele nunca foi mais aterrorizante (em um ponto, até mesmo quebrando o pescoço de uma criança com a Força).
Os dois episódios finais desta série são os destaques óbvios e é maravilhoso ver Hayden retornar especialmente naquela cena de flashback; com certeza, o rejuvenescimento não foi incrível, mas adorei ver o mestre e o aprendiz juntos novamente.
A “revanche do século” na maior parte faz jus ao hype com um peso emocional genuíno, especialmente a reação de Kenobi quando ele vê o rosto de Anakin novamente; esta é uma das cenas que está muito escura e poderia ter se beneficiado de uma iluminação melhor, mas eu descobri que você realmente sente que Anakin e Vader são a mesma pessoa que a cena com “ambos” conversando com Obi-Wan. sem dúvida é o melhor da série.
A ação nos episódios anteriores é um pouco fraca, especialmente a cena de perseguição muito discutida em Alderaan com Leia correndo pela floresta, onde três adultos não conseguem pegá-la; então temos a outra perseguição no segundo episódio, onde ela é capaz de ultrapassar todos.
É realmente quando Vader chega que a série começa e podemos ver a ação adequada do sabre de luz e eu gosto de como eles não têm medo de mostrar Vader em sua forma mais brutal. O final do episódio 4, onde ele grita “VOCÊ FOI AVISADO!” é o personagem no seu melhor momento monstruoso.
A cena de flashback no episódio 5 é o meu duelo de sabre de luz favorito da série, pois você pode ver tudo claramente e usa coreografia semelhante a Vigança dos Sith; Vader bater uma nave usando a Força também foi incrível e um bom aceno para O Despertar da Força.
Há todos os tipos de Easter Eggs neste show, incluindo referências a Jedi: Queda da Ordem, então talvez vejamos Cal Kestis na próxima temporada (se realmente tivermos uma).
No geral, Obi-Wan Kenobi está longe de ser perfeito e os primeiros episódios parecem principalmente o famoso encher linguiça, mas são os dois episódios finais que elevam a série, dando-me pelo menos tudo o que eu queria ver.
Eu ainda adoraria pelo menos uma cena em que pudéssemos ver Obi-Wan, Anakin e Ahsoka juntos em ação ao vivo, mas podemos conseguir isso em sua série no próximo ano. É Darth Vader e o retorno de Hayden que realmente faz a série valer a pena, mas o retorno de uma certa pessoa no final foi a cereja no topo do bolo.
Todos os episódios disponíveis no Disney Plus.