AVISO: O artigo a seguir contém grandes spoilers da 1ª temporada de Loki, episódio 6
Por todo tempo. Sempre
Os
fãs da Marvel sabem que um projeto tende a criar outro; pense em Nick Fury conversando com Tony Stark sobre a Iniciativa Vingadores, ou, claro, Thanos prometendo “fazer sozinho” na cena pós-créditos de Vingadores.
Então, certas suposições estavam sendo feitas em Loki com base na próxima lista de filmes da Marvel, que envolvem o multiverso – ou seja, que a AVT não sobreviveria, as linhas do tempo seriam liberadas e Kang, o Conquistador, um inimigo formidável dos quadrinhos, pode até fazer uma aparição (ele está definido para estrelar o próximo filme do Homem-Formiga, com Jonathan Majors interpretando ele).
Acontece que todas essas suposições eram verdadeiras, até certo ponto. A partir dos créditos finais de Loki, a AVT não existe mais, existem inúmeras ramificações na Linha do Tempo Sagrada e fomos apresentados a uma variante de Kang – que parece destinado a ser o próximo grande vilão do MCU no nível de Thanos. Aqui está como tudo acontece.
O Homem do Fim dos Tempos
Loki e Sylvie entram no castelo em ruínas e – com um susto – aparece Miss Minutes. Ela os parabeniza por chegarem à Cidadela no Fim dos Tempos e diz que “Aquele que Permanece” está bastante impressionado.
Tão impressionado, na verdade, que ele abriu espaço para eles na Linha do Tempo Sagrada, e agora eles podem viver a vida que sempre quiseram. Eles recusam a oferta, dizendo que escrevem seus próprios destinos.
De volta à AVT, as coisas estão dando errado para Ravonna. Ela pediu a Miss Minutes alguns arquivos, mas ela lhe deu os errados, dizendo que “Aquele que Permanece” acha que serão mais úteis. Além disso, Mobius invade seu escritório com um graveto de ameixa… Acontece que Mobius viu os guardas contra Ravonna enviando B-15 para uma escola em 2018, onde encontraram Ravonna como diretora do ensino médio.
Parte do jogo
Ravonna e Mobius brigam, pois ele argumenta que as pessoas merecem o livre arbítrio e ela diz que a única pessoa que deveria tê-lo é quem está controlando tudo.
Mobius perde e, por um segundo, parece que Ravonna pode podá-lo novamente – mas, em vez disso, ela usa um TemPad para abrir um portal e diz que vai procurar por livre arbítrio.
Os Lokis vagam por uma câmara abandonada, onde, eventualmente, aparece Aquele que Permanece e diz que quer conversar em seu escritório, então eles entram em um elevador… e Sylvie tenta matá-lo. Instantaneamente, ele desaparece; ela tenta matá-lo quando ele reaparece, e ele desaparece novamente.
Quando eles chegam em seu escritório, ele explica como ele pode fazer isso – ele já sabe tudo o que vai acontecer, e Loki e Sylvie fizeram parte de seu jogo o tempo todo. “Eu abri a estrada”, diz ele, “e vocês simplesmente caminharam por ela”.
Ele explica que já viveu na Terra como cientista e descobriu que havia universos empilhados uns sobre os outros; esses outros universos descobriram o mesmo e, por um tempo, houve paz. Então a guerra estourou entre essas linhas do tempo, e tudo foi quase destruído, mas ele armou Alioth, a besta do Vazio, e acabou com a guerra. Por isso, ele observa a linha do tempo desde então para garantir que não se formassem ramificações. (Ele também diz que foi referido como “um conquistador”, então esse cara é uma variante do vilão dos quadrinhos Kang).
Eu não sou você
Ele faz uma oferta aos Lokis; mate-o e libere as linhas do tempo e comece outra guerra, ou mate-o e assuma o controle. Loki diz que ele está mentindo – por que ele renunciaria voluntariamente ao seu poder? – mas ele diz que está cansado e está procurando a pessoa certa para assumir. Enquanto ele fala, outros ramos na linha do tempo começam a se formar, e ele diz que estava blefando antes: ele não sabe tudo o que acontece, e agora eles passaram do limite.
Loki e Sylvie discordam sobre como lidar com isso. Sylvie quer matá-lo e liberar as linhas do tempo, enquanto Loki diz que eles deveriam pensar sobre isso e garantir que nada de terrível aconteça como resultado de suas ações. Loki implora a Sylvie que pare, dizendo que não se importa com o trono, ou ser um governante, ou ter poder. Ele só quer que ela fique bem. Eles se beijam, e Sylvie o trai, empurrando-o através de um portal. “Eu não sou você”, ela diz a ele. Ele acaba voltando para a AVT, e ela mata Aquele que Permanece. “Vejo você em breve”, diz ele enquanto morre.
Qual o seu nome?
Frenético e com o coração partido, Loki corre pelos corredores da AVT até encontrar Mobius e B-15. Ele diz a eles que ele e Sylvie cometeram um erro terrível, e inúmeras versões de uma variante ambientada na guerra estão chegando. É quando as coisas dão terrivelmente errado. Mobius pergunta a Loki qual é o nome dele e assume que ele é um analista. Loki percebe que esta não é a AVT que ele se lembra, e enquanto ele olha em volta com horror, ele vê que as estátuas dos Guardiões do Tempo foram todas substituídas por Ele que Permanece: Kang, O Conquistador. E, felizmente, a história não acabou – uma cena no meio dos créditos revela que Loki retornará para uma segunda temporada.
Toda temporada de Loki esta disponível no Disney+