AVISO: O artigo a seguir contém grandes spoilers da 1ª temporada de Loki, episódio 4
O Evento Nexus
T
udo o que pensávamos que sabíamos sobre a AVT é mentira, e “The Nexus Event” prova isso… embora definitivamente ainda existam perguntas a serem respondidas.
Resgatados em cima da hora de Lamentus-1 pela AVT, Loki e Sylvie passam de uma situação desagradável para outra. Mas os Lokis podem ter aliados dentro da organização enquanto revelam a verdade – e até o final do episódio, parece que tudo pode desmoronar.
Além disso, há algumas mortes chocantes que não temos certeza absoluta de que foram mortes. Aqui está como isso acontece.
Preso em um loop
Vemos flashbacks de uma Sylvie mais jovem sendo trazida pela AVT – e Ravonna Renslayer, especificamente.
Acontece que Ravonna a deixou escapar pouco antes de ela estar prestes a “ser julgada” por seus crimes… uma decisão que ela provavelmente se arrepende agora.
No presente, Ravonna vai perante dos Guardiões do Tempo – que são visíveis como três sombras com olhos brilhantes – e depois volta para a AVT.
Ela diz que eles a culpam pelo que aconteceu e que Mobius precisa encontrar as variantes o mais rápido possível. Mas ele não poderá falar com C-20 sobre o que “é real” significava, porque ela está morta.
Felizmente, Mobius pega em um evento Nexus em Lamentus-1 (aparentemente causado pelos Lokis de mãos dadas) e, bem na hora, ele consegue tirar Loki e Sylvie antes que o planeta seja destruído.
Loki é então colocado em uma “prisão de uma memória ruim”, preso em um loop de tempo quando ele cortou metade do cabelo de Lady Sif, e ela, sendo a guerreira Asgardiana, o espanca por isso. Então, por horas, ele está sendo espancado repetidamente.
No entanto, ele consegue quebrar o ciclo se abrindo e admitindo seus verdadeiros sentimentos. Essa conversa logo termina com ela informando que ele sempre estará sozinho. Será que ele mereceu isso mesmo?
O que vem depois
Quando é hora de Loki ser interrogado, ele simplesmente não consegue se conter – ele mente de novo, dizendo que o plano era dele o tempo todo. Mobius diz a ele que Sylvie está morta, o que o machuca (aparentemente, ele desenvolveu uma queda por si mesmo), e eles discutem; Loki finalmente grita que todos que trabalham para a AVT são uma variante.
Mobius revela que Sylvie está viva, por enquanto, mas ele parece não acreditar em Loki quando este diz a ele que teve uma vida antes da AVT. Quando ele é colocado de volta em sua cela do tempo, Loki diz a Mobius que, dos dois, ele é o maior mentiroso, porque está mentindo para si mesmo.
Enquanto isso, B-15 entra na cela de Sylvie e abre um portal para Roxxcart. Ela pede a Sylvie para encantá-la novamente para que ela possa ver suas memórias e, quando o faz, ela chora. “Eu parecia feliz,” ela diz, então ela pergunta a Sylvie o que eles vão fazer agora.
Um final chocante…?
Parece que Loki chegou até Mobius. Enquanto Ravonna o parabeniza por encerrar o caso, ele pergunta por que ela não permitiu que ele interrogasse Sylvie, e quando ela percebeu o que estava acontecendo com o C-20.
Ela começa um discurso sobre como ela estava apenas tentando protegê-lo e como a amizade deles é algo para valorizar, como a Linha do Tempo Sagrada. Mas quando ela está de costas, Mobius troca seus TemPads, e mais tarde ele encontra imagens de interrogatório de C-20 nele… em que ela insiste que ela teve uma vida real, e que ela é uma variante. “Estou parando com isso”, alguém diz, e – surpresa! — é Ravona.
A partir daí, Mobius tira Loki da cela do tempo, o que implica que ele tem um plano para salvar Sylvie e derrubar a AVT. Mas eles não vão muito longe. Eles são recebidos fora da cela por Ravonna, que notou que Mobius trocou os TemPads. Mobius diz a ela que pensou em uma resposta para a pergunta que ela fez a ele em seu escritório: se ele pudesse ir a qualquer lugar, a qualquer hora, ele voltaria à vida que tinha antes da AVT.
Então Loki assiste horrorizado enquanto ele é podado, e ele é levado para se reunir com Sylvie… e conhecer os Guardiões do Tempo.
Ainda mais Lokis!
É aí que as coisas ficam estranhas. Ravonna traz os Lokis perante os Guardiões do Tempo com a intenção de podar os dois, mas eles são interrompidos por B-15 e uma briga começa.
Loki e Sylvie lutam contra todos, incluindo Ravonna, que está inconsciente. Um dos Guardiões do Tempo é decapitado, e acontece que eles são todos mecânicos; outra pessoa os está controlando. Mas quem? Não importa, diz Loki – eles vão descobrir. Ele se vira para Sylvie e começa a confessar seus sentimentos, gaguejando e dizendo: “isso é tudo muito novo para mim”, e então um buraco de luz aparece em seu peito. Ravonna o podou!
Enfurecida, Sylvie joga Ravonna no chão e aponta a vara de poda para ela. “Faça”, ela diz, mas Sylvie tem outros planos. Ela exige que Ravonna lhe diga a verdade, sobre tudo.
Em uma cena pós-créditos, um Loki podado está muito vivo! Ele pensa que está morto, mas isso não é bem verdade; “você será”, diz uma voz, “a menos que venha conosco”. Ele olha para cima para ver quatro outros Lokis olhando para ele – Kid Loki, Classic Loki, um crocodilo Loki e um Loki segurando um martelo tipo Mjolnir.
O que? Quantos Lokis existem? Todos eles estão neste universo? O Mobius também está lá? Teremos que esperar até o próximo episódio para descobrir.