ATENÇÃO: Este artigo contém spoilers de Dark se não assistiu não siga, mas se gosta de saber antes boa leitura.
A série de mistério sobrenatural alemã Dark da Netflix não se encaixa perfeitamente em nenhum quebra-cabeças, mas com certeza é viciante e intrigante( se der uma chance). Inicialmente construído em torno do caso de um menino desaparecido em Winden, “Dark” rompe os limites da pequena cidade – não alcançando além de suas fronteiras, mas além de seu tempo. O curioso elemento de viagem no tempo, no entanto, é complicado, e duas forças em guerra estão tentando controlá-lo. Infelizmente, parece que muitos meninos foram pegos no meio dessa batalha.
A viagem no tempo ocorre em incrementos de 33 anos, o que cria uma curiosa conexão com o passado, presente e futuro de Winden. Em particular, os espectadores conheceram as versões jovens, de meia-idade e mais velhas dos mesmos personagens que vêm de algumas famílias importantes.
Tentar manter os vários sobrenomes, gerações e os segredos de cada pessoa corretos é bastante difícil, mas jogar um padre sequestrador, referências misteriosas, cadáveres mutilados, pássaros e ovelhas caindo mortos e divertidas músicas pop dos anos 80? Pura loucura.
Quando é o Jonas?
No centro de tudo está Jonas Kahnwald (Louis Hofmann), um jovem com uma complexa genealogia contaminada por viagens no tempo. Na última cena da primeira temporada, ele sai de um bunker e entra em um mundo desolado cheio de veículos em chamas e outros restos de destruição. Uma aeronave estranha sobrevoa. Ele se depara com um veículo cheio de pessoas empunhando armas e, pouco antes de uma jovem acertá-lo na cabeça, ela lhe diz: “Bem-vindo ao futuro”.
A conclusão mais óbvia é que Jonas viajou para 2052, 33 anos no futuro a partir de seu ano atual, 2019. Mas por que não 2085 ou até além disso? Afinal, a viagem no tempo de “Dark” não acontece apenas 33 anos antes ou depois de seu próprio tempo; incrementos de 33 anos também funcionam. Ulrich (Oliver Masucci) atravessou o túnel do tempo de 2019 até 1954.
Além disso, se você pensar sobre isso, Jonas estava na sala do papel de parede maluco em 1986 (a julgar pelo que está passando na TV lá). Quando ele alcançou o jovem Helge em 1953, Helge ocupou seu lugar no momento em que o césio radioativo da máquina do tempo do velho Jonas detonou tudo. Não há como dizer quando, com o tempo, Jonas acabou.
Dito isso, esperamos que seja 2052, quando os descendentes dos personagens que conhecemos em 2019 ainda estiverem vivos. Aquela jovem que derrubou Jonas parece ser descendente de Martha (Lisa Vicari), seu problemático interesse amoroso que acabou por ser sua tia por uma estranha reviravolta do destino (e viagem no tempo). Então, novamente, se ele pretende se apaixonar por essa garota, seria melhor evitar qualquer sopro de quase incesto.
O que aconteceu no futuro?
Não importa quando Jonas esteja no tempo, ele parece ter entrado em um cenário pós-apocalíptico, o que explicaria por que os criadores da série disseram que haveria muitos novos personagens introduzidos se a segunda temporada acontecesse. Mesmo que fosse 2052, muitas das pessoas que conhecemos em 2019 podem ter morrido se um grande evento destrutivo acontecesse. Se fosse ainda mais longe no futuro, muitas pessoas teriam morrido de velhice.
Não está claro por que o futuro está em chamas, mas dada a quantidade de pessoas andando com armas à la “Mad Max”, isso pode ser o produto de recursos limitados e saques. Por outro lado, Winden também é o local de uma usina nuclear que armazena seus barris de lixo nos túneis sob a cidade (e em um caminhão temporariamente). No período de 1986, também há muitas referências a Chernobyl, então é muito possível que isso tenha prenunciado um catastrófico acidente nuclear de Winden.
Quem ou o que é Noah?
Se alguém ouvir Noah (Mark Waschke), o padre – e pelo menos Helge ouviu – Noah está fazendo o trabalho de Deus tentando desvendar os segredos da viagem no tempo. O único problema é que, para atingir esse objetivo, ele se sente justificado em sequestrar meninos e experimentá-los de uma forma que os mata.
“O mundo está condenado a ser destruído. Mas isso aqui – esta é a nossa arca”, diz Noah, indicando o bunker que foi transformado na sala maluca do papel de parede. “E eu sou Noah. Se pudermos aproveitar essa energia, podemos mudar tudo. Então decidimos o destino do mundo, longe de todo mal e de toda dor. Criaremos uma máquina do tempo que reordena tudo, o começo e o fim.”
Deve-se notar que ele já parece ter descoberto o segredo da juventude eterna, o que pode indicar que ele próprio pode ser um viajante do tempo de alguma forma. Ele também parece conhecer a chefe de polícia Charlotte (Karoline Eichhorn) em algum momento, já que ele tinha o que parece ser um relógio gravado com “To Charlotte” nele. Ela não pareceu reconhecê-lo, então isso pode significar que é do futuro.
Então, novamente, ele poderia ser algo um pouco mais sobrenatural. Ao discutir o número 33, é mencionado que o Anticristo começou seu reinado nessa idade. O show então corta para Noah… o que não pode ser coincidência, certo? Mas talvez ele seja realmente o mocinho que afirma ser, de acordo com algumas outras pistas. Veja abaixo.
Qual é o significado da tatuagem nas costas de Noah e do nó da trindade?
Apesar das armadilhas cristãs de Noah, ele pode realmente seguir o ensino oculto do hermetismo, que abrange o cristianismo, uma vez que acredita na “prisca teologia”, uma doutrina que afirma que existe uma teologia única e verdadeira, que permeia todas as religiões. E embora isso seja monoteísta, o hermetismo também acredita em outros seres como anjos e elementais no universo. Talvez Noah não seja totalmente humano.
O hermetismo acredita que existem três partes da sabedoria do universo: a alquimia (que não se limita a apenas transformar chumbo em ouro), a astrologia e a teurgia, um tipo de magia branca que se baseia na aliança com um ser como um anjo. O nó da trindade, originário do simbolismo pagão, no livro de Noah poderia representar isso. (O cristianismo o adotou para simbolizar a Santíssima Trindade.)
A tatuagem nas costas de Noah é talvez o sinal mais evidente de sua crença. É a representação da Tábua de Esmeralda, que é um antigo texto de sabedoria que discute prima materia, basicamente os blocos de construção, a essência de toda a matéria e o que é necessário para fazer a pedra filosofal (que tem propriedades de alquimia). A tabuinha também contém a frase, que a série traduziu em latim, “Sic Mundus Creatus Est” ou “Assim foi criado o mundo”.
O que Claudia está aprontando?
Noah afirma que Claudia Tiedemann (Lisa Kreuzer) pretende fazer o mal. Isso parece estranho porque sua família está na cidade há pelo menos quatro gerações (seu pai era policial, sua filha administra o Wald Hotel e seu neto é colega de escola de Jonas). Como Noah mata garotos, ele pode não ser a fonte de informação mais confiável, mas reservaremos o julgamento por enquanto.
A Claudia mais velha, no entanto, tem viajado no tempo e se conectado com vários personagens que conhecemos. Por um lado, ela deu ao relojoeiro/professor do tempo HG Tannhaus (Christian Steyer) – talvez nomeado em homenagem ao autor de “The Time Machine” HG Wells – os projetos originais para o dispositivo de viagem no tempo que ele faz, com a intenção de supostamente definir o tempo. direto. Isso parece ótimo se salvar a vida dos meninos, mas é claro que isso pode significar que Jonas não existiria mais, já que seu pai era um menino em 2019 que viajou no tempo até 1986, onde conheceu e acabou se casando com a mãe de Jonas.
O que aconteceu com cada um dos meninos que desapareceram?
O único paradeiro confirmado de um menino desaparecido é Mads (Valentin Oppermann), irmão de Ulrich. Ele desapareceu em 1986, mas de alguma forma apareceu morto recentemente em 2019, ainda vestido totalmente nos anos 80 com um Walkman. Ulrich não consegue acreditar, pois realmente não faz sentido. (O que é estranho é que ninguém faz um teste de DNA nele. Claro, é uma cidade pequena, mas eles podem pegar uma amostra e enviá-la para um laboratório.)
Em 2019, Erik Obendorf (Paul Radom) e depois Yasin (Vice Muck), o “namorado” da filha de Charlotte, desaparecem. Em 1953, são encontrados os corpos de dois meninos que correspondem às suas descrições (você realmente não pode perder o cabelo ruivo característico de Erik) e ambas as etiquetas de roupas esportivas que dizem “Made in China”. É bem possível que esses sejam os dois garotos desaparecidos.
Por que os meninos são sequestrados?
Até agora, todas as vítimas da experiência de Noah parecem ter sido meninos. Mads, Erik, Yasin e depois Jonas, embora ele escape. Por que não adultos? Por que não mulheres?
Talvez as pistas estejam dentro de Helge (Hermann Beyer), que tinha apenas 9 anos quando acordou na sala do papel de parede maluco (depois de tocar Jonas pelo buraco de minhoca). Se aquele quarto é de fato em 1986, então ele deve ter conseguido viajar no tempo para seu ano original de 1953. Quando o conhecemos, ele é um homem velho em 2019. Se ele tivesse ficado em 1986 e crescido a partir daí, ele só estaria na meia-idade em 2019.
Portanto, se Helge é capaz de viajar de volta de alguma forma, usando a máquina de tortura, talvez Noah interprete isso como um sinal de que os meninos são bons para seu experimento. É uma premissa instável, é claro, mas é tudo o que temos por enquanto. Obviamente, viajar pelo túnel do tempo é muito mais igualitário, pois levará adultos como Ulrich e até a cachorra Gretchen. Helge também pode ter voltado para casa pelo túnel do tempo da caverna.
Quem criou o projeto para a máquina que Tannhaus construiu?
Claudia, a viajante do tempo, deve ter recebido os esquemas de alguém, mas por que ela os daria ao jovem HG Tannhaus não está claro, já que ele nunca foi capaz de terminá-los. Jonas maduro também traz para ele uma versão mais antiga do dispositivo, então ele deve tê-lo encontrado em suas viagens no tempo. O design parece muito steampunk (também conhecida como tecnovapor, o steampunk é um movimento dentro da ficção científica que ganhou fama no final dos anos 1980), embora pareça compatível com o isótopo radioativo de césio que Jonas fornece.
Qual é o significado da peça de Martha?
É uma peça realmente sombria para a escola, mas há mais do que isso. Martha está interpretando Ariadne, uma figura da mitologia grega e filha do rei Minos de Creta, que criou o lendário Labirinto e teve jovens sacrificados ao Minotauro em seu centro. Embora Ariadne seja meia-irmã do Minotauro, ela se apaixona pelo herói Teseu e o ajuda a derrotar a criatura, refazendo seus passos para fora do labirinto usando um novelo de linha. De acordo com algumas versões da história, ele a abandona mais tarde.
Imagens e temas de Ariadne são abundantes em “Dark”. Jonas mais velho tem muitas imagens do Labirinto em sua parede de recortes em seu quarto de hotel. O labirinto de túneis nas cavernas subterrâneas pode ser visto como um labirinto – em vez de um novelo de lã, Claudia deixou uma corda vermelha para ajudar Jonas a encontrar o caminho. Aliás, uma extremidade está ancorada no Ouroboros, o antigo símbolo de uma serpente comendo sua cauda, que muitas vezes denota a natureza cíclica das coisas e tem sido um símbolo na alquimia. (Tudo volta à alquimia!)
Todo o mistério da viagem no tempo também pode ser visto como um labirinto do qual Jonas também deve escapar. E como Teseu, ele parece ter abandonado sua amada Marta depois que percebeu que ela era sua tia.
O que é mais intrigante é que existe um termo para solução de problemas chamado “fio de Ariadne”, que exige que a lógica seja aplicada a todos os caminhos possíveis para resolver um problema. É por meio desse processo exaustivo que um resultado final pode ser alcançado. No mundo de “Dark”, isso pode significar que há muitos falsos começos e erros em várias linhas do tempo a serem reconciliados antes de finalmente alcançar o objetivo desejado por Jonas.
Por que todos os pássaros e ovelhas morreram?
Os legistas afirmaram que algo no senso de equilíbrio do animal estava alterado. Eles não sabiam o que estava para cima ou para baixo, e que o interior das orelhas estava estourado – semelhante à forma como as orelhas dos meninos abduzidos estavam.
É curioso que os animais são os afetados por qualquer anomalia maluca que esteja acontecendo em Winden, mas que os habitantes da cidade não são (ainda). Talvez seja como os canários literais na mina de carvão: os animais são mais sensíveis e pressagiam que algo ainda pior está por vir. Talvez seja o evento apocalíptico que causará esse futuro sombrio.
Como Hannah criou uma criança tão boa?
Podemos apenas dizer que Hannah (Maja Schöne) é praticamente a pior? Além de assassinar pessoas, ela realmente parece ter tendências psicopatas e alegremente se propõe a arruinar os outros. Ela é tão egocêntrica que nos faz pensar que tipo de mãe ela foi para Jonas para torná-lo um cara tão honesto com sensibilidades heroicas. Talvez seu pai Michael/Mikkel tenha mais a ver com sua formação.
Quem Jana viu na floresta?
Jana Nielsen (Tatja Seibt) menciona ao marido que viu uma figura com uma “cabeça gigante” na floresta e que existem “coisas lá fora que nossas mentes não compreenderão”. Ela também revela a embalagem de bala que encontrou, lembrando que é a mesma bala que seu filho Mads adorava. Mais tarde, descobrimos que Helge também gosta dessa marca. Isso nos leva a acreditar que talvez Jana realmente tenha visto algo/alguém que está ligado a Noah.
O que há com o papel de parede esquisito?
O papel de parede na sala do bunker retrata várias criaturas da floresta – raposas, coelhos, ouriços – vestindo roupas. É meio adorável, mas o brilho do fundo azul é muito mais vibrante do que se esperaria de um quarto de criança. Ele empresta ao tom torcido geral da sala, juntamente com a cadeira de tortura / aproveitamento de energia. Vendo como o bunker / sala de viagem no tempo é basicamente uma prisão para crianças, há um fascínio doentio que temos em como ou por que Noah escolheu aquele papel de parede. Pudemos vê-lo pensando erroneamente que seria reconfortante para seus abduzidos. O tema da floresta também ecoa como grande parte da ação ocorre na floresta.
Qual atriz que interpreta Inês tem a verruga?
OK, isso não chega a se um mistério, mas não podemos deixar de nos perguntar sobre essa verruga. “Dark” tem tantos personagens desde o início que pode ser assustador tentar mantê-los na mente. Felizmente, Inês sempre teve aquela verruga distintiva no lábio superior. Como vimos três versões diferentes dela (criança, meia-idade, avó), ficamos curiosos para saber se a verruga era real ou apenas colocada com próteses para ajudar a distingui-la através dos tempos. Depois de algumas investigações, descobriu-se que a atriz mais velha, Angela Winkler, é quem tem uma verruga real, o que significava que as atrizes que interpretam as versões mais jovens de Inês tinham que ter maquiagem / próteses para manter a verruga.
O que aconteceu com o olho de Wöller?
Pelo que podemos dizer, Torben Wöller (Leopold Hornung) é um policial que trabalha com Charlotte. E embora sejamos gratos pelo curativo gigante em seu olho direito ter ajudado a distingui-lo dos outros personagens desde o início, sua presença nunca foi realmente explicada. Pelo que parece, seja qual for o incidente prejudicial, é bastante recente, porque ele também tem uma ferida sangrenta no nariz. Foi um acidente de carro? Uma luta? Ele demonstrou ser o homem de dentro de Aleksander (Peter Benedict) entre a polícia, então talvez alguns de seus negócios sujos tenham resultado em violência.
Faltou alguma questão? Quais são suas teorias?
Comentem!
Todos os episódios disponíveis na Netflix.