Omelodrama corajoso The Alienist é uma série de detetives produzida com estilo, ambientada no final do século XIX. Com uma cinematografia impressionante, figurinos realistas e uma série de personagens bem escritos, The Alienist é certamente uma das melhores séries de crime por aí.
Alguns anacronismos e uma parte do meio inchada desta história de 10 episódios prejudicam um pouco o apelo geral, mas há o suficiente aqui para aguçar o apetite e tornar este um programa digno de conferir.
A história começa com uma breve explicação do que é um Alienista (um médico de saúde mental) antes de nos empurrar direto para as ruas mal-humoradas e mal iluminadas de Nova York. Um assassinato visceral e chocante de um garoto prostituto causa alvoroço entre as forças da lei e o que se segue é uma corrida para o ilustrador John Moore ( Luke Evans ) e o alienista Laslo Kriezler ( Daniel Brühl ) tentar rastrear o serial killer antes que ele mate novamente. Para complicar as coisas, tensões internas entre os marginais sociais e a polícia causam problemas com a investigação em mais de uma ocasião com a curinga, a corajosa Sara Howard ( Dakota Fanning), se propõe a ajudar Laslo e John, ao mesmo tempo em que se esforça para se tornar a primeira detetive mulher da época.
À medida que os episódios progridem e os assassinatos continuam a se acumular, toda essa tensão se acumula em direção a um final climático para o enredo principal, bem como para os personagens coadjuvantes que habitam o mundo com nossos estranhos sociais, trazendo um final satisfatório para essa história serializada.
Baseado no livro original de mesmo nome, The Alienist faz um bom trabalho trazendo seus personagens à vida aqui através de alguns diálogos bem escritos e deliberadamente escolhidos entre os diferentes personagens. Embora haja momentos em que algumas das linhas pareçam forçadas ou sufocadas, elas são fugazes e felizmente ofuscadas pelo enredo metódico que permanece o foco central durante a maior parte da série.
Quando se trata do valor da produção deste drama criminal de época, The Alienist é impressionante para dizer o mínimo. As tomadas lentas do estabelecimento mostram uma ampla variedade de áreas diferentes da cidade e seja um mercado movimentado cheio de pessoas ou um beco úmido iluminado por uma luz solitária e bruxuleante, não há como negar que The Alienist prega o clima e tom da época. A inclusão de questões sociais que dominam a nação, incluindo o momento Sufragista, é certamente inteligente e ajuda a fazer o mundo de The Alienist parecer uma cidade viva e respirante, em vez de uma coisa morta e sem graça.
Para todos os aspectos positivos, a série parece um pouco longa às vezes e acompanhada pela entrega de algumas linhas no roteiro, tornando alguns dos episódios mais lentos do que talvez deveriam ser. Dito isto, os pontos positivos aqui superam os negativos. Embora seja difícil dizer o quão fiel esta série é em comparação com o livro, dado o fato de que nós mesmos não a lemos, o que é apresentado aqui é um drama de detetive com estilo e ritmo metódico que vale a pena conferir.