Q
uando The Alienist estreou em 2018, trouxe consigo 10 episódios de um drama criminal bem escrito e bem ritmado.
O cenário de 1800 foi bem realizado e, embora talvez um pouco longo demais, conseguiu manter uma atmosfera misteriosa por toda parte.
Renovada para uma segunda temporada, The Alienist retorna com vigor renovado, 8 episódios mais pacíficos e um mistério muito bem escrito.
Com personagens que retornam se juntando a novos rostos este ano, The Alienist dá uma nova vida a esta série e oferece 8 episódios realmente impressionantes.
1 ano após os eventos passados
Começamos um ano após os eventos da primeira temporada. Sara Howard é agora a chefe de uma Agência de Detetives Particulares com um forte grupo de trabalhadores centrado no sexo feminino à sua disposição.
Laszlo ainda está fazendo truques antigos no Instituto, enquanto John Moore trabalha para o The New York Times e atualmente está noivo de Violet Hayward (ironicamente vestida de violeta na primeira vez que Laszlo a conhece).
Sara toma o protagonismo
O ponto focal desta vez realmente fica com Sara Howard. Isso realmente funciona surpreendentemente bem à medida que o mistério se acumula e requer um toque feminino para resolver esse caso difícil em mãos. E difícil é realmente o nome do jogo aqui.
No coração deste drama está um sinistro sequestrador de crianças que pode ou não ter vínculos com o Hospital de Deitado.
Reunindo a gangue familiar, incluindo Lucius e Marcus, Sara lidera o ataque enquanto eles tentam rastrear quem é o culpado.
Tudo isso crescendo em um clímax lindamente escrito que vê todas as pontas soltas amarradas e o caso termina com uma quantidade satisfatória de encerramento.
The Alienist também demonstra exatamente como terminar um show sem balançar as coisas em um gancho frustrante (olá Netflix).
Estilisticamente, a série adota muitas das mesmas ideias vistas na primeira temporada, com diferentes perspectivas se unindo para formar a investigação principal. Sara é o membro compassivo e motivador da equipe que tenta pesar as coisas com um toque mais humano. Isso se nivela contra Laszlo, que usa fatos concretos, procedimentos experimentais e hipnotismo em seu arsenal. Isso antes mesmo de mencionar seus maneirismos contundentes com o público em geral.
O intermediário aqui vem na forma de John, que passa a maior parte do tempo em parceria com Sara enquanto ela mergulha profundamente nos cantos sombrios da cidade. Isso inevitavelmente causa um racha entre John e Violet que vem à tona no episódio final. Este romance com Sara realmente funciona muito bem para unir as duas temporadas. Embora haja uma resolução para o drama deles, serve apenas para fazer mais perguntas à luz de uma possível terceira temporada.
The Alienist parece projetado para ser assistido compulsivamente. Na verdade, esse é provavelmente o melhor elogio para esta série, pois o final de cada episódio mantém você ansioso por mais.
Esta segunda temporada não é apenas melhor que a primeira, é também um dos melhores dramas policiais do ano. É bem escrito, consistentemente cativante e encerra todo esse drama absorvente com um excelente trabalho de personagens.
The Alienist é facilmente uma das séries obrigatórias para se assistir e que supera a qualidade de sua primeira temporada da melhor maneira possível.