Um remake triunfante para o Tick
O remake de ação da Amazon do popular desenho animado The Tick dos anos 90 faz um ótimo trabalho ao recriar o super-herói paródico azul, mesmo que seja em 12 episódios curtos. Com um tom mais sério e uma promessa da segunda temporada para 2019, o material aqui é uma reviravolta interessante no herói e que funciona bem no geral. Embora as piadas sejam usadas com mais moderação do que antes; o foco deslocado no ajudante Arthur (Griffin Newman) é uma reviravolta interessante na fórmula e que definitivamente funciona.
O Tick Original
Quando o Tick original foi ao ar nos anos 90, a fusão da comédia e do gênero de super-heróis foi feita de maneira hilária. Com a Amazon, este remake de ação faz um ótimo trabalho ao construir o mundo dos super-heróis com um toque de comédia e brega para manter os elementos fantásticos.
Personagens e Elenco
Arthur Everest (Griffin Newman) – Arthur foi traumatizado quando criança pelo Terror, depois de ter matado seus heróis, o Flag Five e matado seu pai bem na frente de seus olhos. Ele está convencido de que seu algoz ainda está vivo e trabalhando no subsolo, e só precisa provar isso…
The Tick (Peter Serafinowicz) – The Tick é superforte, aparentemente invencível e extremamente estúpido. Ele também não tem memória além de conhecer seu ajudante Arthur, que tem a impressão de que ele não é seu ajudante por algum motivo…
Dot Everest (Valorie Curry) – Dot trabalha como enfermeira, tanto em um hospital real quanto para o submundo do crime. Ela também ajuda a cuidar de seu irmão Arthur, que foi aterrorizado pelo Terror quando era jovem (o que você provavelmente já percebeu agora).
Overkill (Scott Speiser) – Overkill costumava ser conhecido como Straight Shooter, e um membro do Flag Five antes de sua equipe ser exterminada e seus olhos e mãos serem levados. Ele agora tem olhos e mãos de ciborgue e um barco superinteligente para ajudá-lo a se vingar do Terror…
The Terror (Jackie Earle Haley) – Falando em The Terror, ele é um mestre do mal… bem, ele é mal de qualquer maneira, e tem causado muitos problemas ao longo dos anos. Ele aparentemente foi morto por Superion há mais de uma década, deixando nada para trás além de seus dentes, mas ele ainda trabalha no subsolo em um método de vingança… além de trabalhar em como tocar bateria, mas isso é menos malvado…
Miss Lint (Yara Martinez) – Lint sempre gostou de ser o subalterno do Terror, mas quando seu mestre desapareceu, ela caiu em um relacionamento ruim e acabou trabalhando para um idiota que quer que sua gangue tenha uma vibe egípcia…
Dr. Karamazov (John Pirkis) – Um cientista russo que foi sequestrado pelo Terror para criar um método para matar Superion. Seus próprios experimentos o deixaram reduzido em tamanho, mas não em mente! (ou alguma coisa…)
Dangerboat (Alan Tudyk) – Dangerboat é o barco controlado pela IA da Overkill. Ele gosta de criar música e refletir sobre sua própria existência, enquanto ajuda seu aliado muitas vezes rude…
Superion (Brendon Hines) – Superion foi o primeiro herói que chegou à Terra há um bom tempo e começou a ajudar seu povo. Ele pode não ser o mais brilhante, e ele pode estar muito consciente de manter sua aparência, mas ele tem boas intenções e deseja salvar as pessoas.
A estória
Arthur é o personagem central aqui, com o Tick seu aliado distraído, quer ele goste ou não, e ele está ótimo no papel. Ele se sente patético e nervoso o tempo todo, mas à medida que se acostuma com seu novo super-traje, imposto a ele por Tick, ele ganha um pouco de coragem. Seu pai foi morto na frente de seus olhos quando criança pelas ações do Terror, que então… bem, o aterrorizou antes de sair, e então tudo deu um ciclo completo quando ele lutou contra o Terror até o final da temporada. Ele nunca foi um bravo durão ou algo assim, mas ao salvar algumas vidas ele sentiu um sentimento de realização e propósito.
O Tick é a figura central da diversão, sendo extremamente estúpido, mas praticamente invencível.
Suas falas geralmente caem no nível do Batman dos anos 60 de fazer o bem e chamar Arthur de “velho amigo”, o que funciona muito bem contra uma representação mais adulta de um mundo de super-heróis, especialmente o Justiceiro envia “Overkill”, que prega sua “voz áspera”, todo negativo e autopiedade enquanto atira em todo mundo” perfeitamente também.
O Tick não é tudo piadas, porém, ele não tem memória de antes de conhecer Arthur, e muitas vezes está implícito que há uma conexão lá, que talvez ele seja de alguma forma o produto da imaginação de Arthur de como um herói perfeito deveria ser.
Isso também levou a algumas cenas engraçadas em que Tick está imediatamente convencido de que sua origem é outra coisa, como se ele fosse secretamente um robô, que Tick acompanhou por um episódio ou mais antes de Arthur frustrado o trazer de volta.
Outros personagens
Outros personagens como a irmã de Arthur, Dot, que logo passa de enfermeira do submundo do crime a quase ajudante de Overkill, ou o barco de Overkill, “Dangerboat”, que acaba com uma queda por Arthur, para sua angústia… e confusão.
Embora muitas vezes eu achasse a voz do Terror irritante, suas ações de maldade excessiva e representação geral de seu exército malvado eram tudo de bom, e o vilão Lint movido a eletricidade também era um personagem divertido, especialmente seu passado com Overkill.
A paródia do Superman, Superion, foi divertida e no nariz (no bom sentido), e o plano de envenená-lo com sua versão de Kryptonita através do aumento de um homem nu para as proporções de Godzilla foi adequadamente maluco e cumpriu o conselho de Superion sobre lidando com o terror: “Lembre-se, a chave para derrotar seus planos é que eles não fazem sentido”, ou palavras nesse sentido.
Enfim
Por doze episódios de 25 minutos, cobre muito desenvolvimento para seu elenco, especialmente o protagonista. É bem ritmado também, não se sentindo muito apressado, mas também não se concentrando no aspecto de origem. Houve muitas cenas que me fizeram sorrir, e até mesmo algumas que me fizeram rir, mas nunca foi tocada como uma comédia direta, então tiro o chapéu para os escritores por isso.